Inauguração da estátua de cera do Zagallo no Museu Seleção Brasileira (Lucas Figueiredo/CBF)
Sepultado no último domingo, Mário Jorge Lobo Zagallo recebeu diversas homenagens de jornalistas nas redes sociais. Todos contaram episódios em que o ex-treinador sempre foi solícito com a imprensa e ficava preocupado para que nenhum profissional deixasse de receber a informação correta. É um comportamento que não se vê mais com frequência no futebol atual. Infelizmente, a maioria não aprendeu essa lição importante com o “velho Lobo”.
Sinal dos tempos
Hoje, ao contrário da postura boa praça e solícita de Zagallo, os times fecham os treinamentos, tentam controlar as entrevistas coletivas e muitas vezes ficam dias e mais dias sem dar informações à imprensa, que ainda é a principal fonte de novidades para os torcedores. Os clubes brasileiros nunca ganharam tanto dinheiro, mas nunca tiveram uma imagem tão antipática perante a opinião pública. Sinal dos tempos.
FRASE
“É a realização de um sonho pessoal, que só foi possível porque tive o reconhecimento do trabalho desenvolvido no São Paulo".
Dorival Júnior, novo treinador da seleção brasileira
Satisfação
O preparador de goleiros da Ponte Preta, o ex-goleiro Lauro, celebra o fato de que todos os atletas da posição da equipe profissional atualmente são formados nas categorias de base: Luan, Vinícius e Pedro Rocha. “Fico bastante feliz com isso porque desde que iniciamos o trabalho deixei bem claro que a prioridade era a revelação de goleiros”, afirmou o preparador.
Exemplo
De acordo com ele, é preciso valorizar o fato de que esses jovens valores têm em quem se espelhar, já que tanto Lauro como o goleiro João Brigatti também foram formados no Majestoso. “Sempre comentamos os exemplos a serem seguidos e também os negativos. A partir daí, a gente forma a personalidade do goleiro ", analisou o responsável pela preparação dos atletas da posição.
Visão
Pedro Rocha vai assumir a titularidade do gol pontepretano, mas Lauro afirma que a disputa está em aberto. “A gente avalia de igual para igual todos os jogadores e lá no final, próximo do jogo, a definição será feita. Mas é uma disputa feliz e quem ganha é a Ponte Preta”, completou Lauro.
Potencial
Uma prova disso é que Lauro não deixa de tecer elogios a Vinicius, titular do gol pontepretano na Copinha. “ O Vinícius é um goleiro que vem em uma crescente desde o ano passado. Ele teve a oportunidade também de jogar no profissional na Copa Paulista e foi muito bem. Tanto ele como Guilherme são goleiros promissores”, completou o preparador de goleiros da Ponte Preta.
Novos ares
Após disputar a Série B do Campeonato Brasileiro pela Ponte Preta, o atacante Paulo Baya acertou contrato para defender o Goiás na temporada de 2024. O atleta estava vinculado ao Primavera de Indaiatuba.
Heitor
O lateral-direito Heitor, do Internacional, está perto de acertar sua transferência para o Guarani. Trata-se de uma tentativa do clube em preencher uma lacuna no setor. Ano passado, o técnico Umberto Louzer foi obrigado a improvisar, na ausência do titular Diogo Mateus. Agora, em 2024, o prata da casa Yan poderia ser uma alternativa, mas o jogador lesionou o ombro e precisou passar por cirurgia.
Jovem
Heitor tem 23 anos e duas passagens pelo futebol paulista, na Ferroviária e Mirassol. Também tem uma experiência internacional, no Cercle Brugge, da Bélgica. Esse ano, segue fora dos planos da comissão técnica do Internacional.
Recuperação
A triatleta Luísa Baptista será submetida a uma nova cirurgia. A brasileira sofreu grave atropelamento enquanto treinava no dia 23 de dezembro e passará por operação para corrigir uma fratura na perna direita. A data não foi divulgada.
Basquete feminino
O técnico José Neto anunciou a lista de jogadoras convocadas para a seleção brasileira feminina de basquete no Pré-Olímpico. O treinador chamou 15 atletas, sendo cinco que atuam fora do Brasil. Tainá Paixão e Isabela Ramona defendem o Samara, da Rússia, enquanto Damiris Vesta o uniforme do Omanspor, na Turquia. Nos Estados Unidos, estão Stephanie Soares, no Dallas Wings, e Kamilla Soares, atuando pelo South Carolina. O treinador ainda convocou as jovens Micaela Cavalcanti, Sther Ubaka e Alexia Dagba.