XEQUE-MATE ECONOMIA / POR ESTÉFANO BARIONI

Exclusão Financeira Digital

Estéfano Barioni
16/09/2022 às 13:21.
Atualizado em 16/09/2022 às 13:21
Desigualdade no Brasil (Reprodução)

Desigualdade no Brasil (Reprodução)

A exclusão tem muitas faces, especialmente em um país de grande desigualdade como o Brasil. Uma dessas faces diz respeito à exclusão financeira, que é definida como a existência de barreiras que impedem o acesso de um grupo de pessoas ao sistema financeiro e ao uso mais adequado dos instrumentos e ferramentas disponíveis nesse sistema.

Cidadania

Nas sociedades modernas, o pleno exercício da cidadania inclui também o que é chamado de cidadania financeira. Esta é o exercício dos direitos e deveres que permitem ao cidadão gerenciar de maneira adequada os seus recursos financeiros. Ou seja, o exercício de direitos e deveres que fazem com que o cidadão consiga planejar o uso de seus recursos, gerenciar o uso de crédito e poupar de maneira ativa.

FRASE

“Toda nova tecnologia cria seus excluídos." 

Pierre Lévy, filósofo francês 

Acesso 

O desenvolvimento da cidadania financeira acontece em um contexto onde existe o acesso ao sistema financeiro, mas não só isso. A inclusão financeira também se refere ao tipo de uso e à qualidade com que se dá a utilização do sistema financeiro. Se considerarmos apenas o acesso, o Brasil não está mal, pois 96% da população adulta possui relacionamento com algum tipo de instituição financeira.

Qualidade 

O acesso ao sistema financeiro cresceu 49% somente entre 2018 e 2020. Grande parte dos novos relacionamentos com o sistema financeiro nacional foram gerados no contexto da pandemia de Covid-19 e devido ao pagamento do auxílio emergencial. Em termos de acesso, houve avanço, mas o nosso calcanhar de Aquiles está nos outros pontos, o tipo de uso do sistema financeiro e a qualidade desse uso.

Exclusão Digital 

Muitos dos novos acessos e relacionamentos com o sistema financeiro têm se concentrado nos meios digitais. Os canais digitais e especialmente os aplicativos para celular já são os principais meios de relacionamento utilizados pelas instituições bancárias. Mas esse excesso de digitalização contém um risco particular, que é o da exclusão financeira digital, especialmente para pessoas da terceira idade.

Aplicativos 

A internet comercial começou no Brasil em 1995. O primeiro smartphone foi introduzido no país em 2002, ainda com funções bastante reduzidas em relação aos aparelhos de hoje, e o primeiro aplicativo de banco surgiu apenas em 2008. Mais de 10% da população brasileira atual já tinha mais de 50 anos na época em que o primeiro aplicativo de banco foi lançado.

Pontos de Atendimento

Ao mesmo tempo, o número de agências bancárias físicas tem se reduzido ano a ano. Entre 2018 e 2020, mais de 2.200 agências bancárias foram fechadas, representando uma redução de pouco mais de 10% nesse tipo de ponto de atendimento. Uma em cada dez agências bancárias foi fechada em um período de dois anos.

Risco 

Obviamente, aqui não se está condenando o uso dos meios eletrônicos. É ótimo não precisar ir a uma agência bancária e poder resolver a maioria das necessidades rapidamente, através do celular. Também não se está defendendo a tese de que os idosos são incapazes de se adaptar ao uso de novas tecnologias. Apenas se está alertando para um risco potencial de exclusão, afinal de contas nem sempre os aplicativos são muito amigáveis. 

Risco 2 

Não basta ter o aplicativo. É preciso saber utilizá-lo com qualidade e segurança, tirando o melhor proveito dessa ferramenta. Todos nós já ouvimos casos de pessoas que acabaram sendo lesadas ao utilizar alguma ferramenta digital de modo equivocado. O número de golpes e crimes digitais também aumentou muito e, não raro, as vítimas preferenciais são pessoas da terceira idade.

Educação e Suporte 

O fechamento de agências bancárias e a intensificação dos meios digitais de acesso ao sistema financeiro é uma tendência que não será revertida. Mas falta investimento em fornecer educação financeira e também educação digital para as pessoas, ampliando os canais de suporte, de modo a diminuir a exclusão financeira digital.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por