XEQUE-MATE

Estado democrático...

Carlos Cruz
12/09/2023 às 10:40.
Atualizado em 12/09/2023 às 10:40
Desfile de 7 de setembro (Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

Desfile de 7 de setembro (Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

A Assembleia Nacional Constituinte produziu, depois de trabalho intenso, a nossa Constituição Cidadã, criando um Estado extraordinariamente democrático, onde as instituições funcionam regularmente e resistem sistematicamente a toda e qualquer tentativa de quebra da ordem democrática. Criou o “Pacto Federativo” que define a Nação como a união dos entes federados: a União, Estados, Municípios e Distrito Federal, cada qual com competências exclusivas e especificas.

...sociedade injusta 

Se somos um Estado democrático, por outro lado formamos uma sociedade absolutamente injusta, onde as distancias sociais são imensas e onde as desigualdades são flagrantes e cruéis. A injustiça social do País, recentemente apontado pelo Observatório Brasileiro das Desigualdades, é identificada pela distância de renda entre o topo e a base da pirâmide, exigindo ações, programas e políticas públicas que enfrentem esse desafio.

Sob nova...

O Presidente Lula foi eleito por uma aliança de centro-esquerda, com um discurso justamente direcionado para o segmento social desfavorecido, carente e dependente do Estado em suas necessidades básicas, e nesses oito meses de governo, em razão de dificuldades políticas, não conseguiu ainda combater essas desigualdades, buscando conferir dignidade, oportunidade, prosperidade e prosperidade econômica ao povo carente.

...direção

Esse foi o discurso-compromisso de Lula e foi a razão dos seus votos, conferidos confiando e depositando esperanças no novo modelo de Governo. As dificuldades encontradas para equilibrar as forças no parlamento foram contornadas com a “reforma ministerial” que, ao atender outras tendências ideológicas, finalmente dá ao Presidente a tranquilidade para governar.

Seguir em frente

Com essa nova realidade, esperamos que doravante fiquem mais claras as políticas públicas de combate às desigualdades e, principalmente, disparidades territoriais, raciais e de gênero, promovendo acesso a creches e à educação formal e à representação de negros e mulheres nas instâncias públicas decisórias. Forte também é o compromisso do Governo Lula de combater a insegurança alimentar e a precariedade dos serviços públicos.

Delação premiada

Com a homologação da “delação premiada” do Tenente-Coronel Mauro Cid pelo Ministro Alexandre de Moraes, aumentam as expectativas quanto ao conteúdo a ser revelado pelo ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro.

xxx

As manifestações públicas dos correligionários demonstram tranquilidade e segurança de que nada será revelado que possa ser definido como irregular, e que não há nada a temer. Já internamente, chega perto do pânico a possibilidade de Mauro Cid revelar detalhes, documentos e indicar testemunhas que possam trazer muita dor de cabeça e, principalmente, sérios prejuízos eleitorais.

Sarau na Academia

Sob o comando da Acadêmica Ana Maria de Melo Negrão, Vice-Presidente, a Academia Campinense de Letras realizará SARAU e CAFÉ COLONIAL em sua sede, amanhã a partir de 17:30 hs. Ana Maria reconstituirá detalhes da história de Campinas com o tema “Cenários de luxuria e prazer em Campinas do Séc. XX”, fazendo uma roda de prosa em torno de seu livro “Pernas Cruzadas, Meias Rendadas: desvendando histórias de Campinas”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por