xeque-mate economia / por estéfano barioni

Energia Solar

Estéfano Barioni
21/07/2022 às 20:51.
Atualizado em 22/07/2022 às 08:12
Nesta semana, foi divulgada a notícia de que a energia solar se tornou a terceira fonte de energia no Brasil em termos de potência instalada (Divulgação)

Nesta semana, foi divulgada a notícia de que a energia solar se tornou a terceira fonte de energia no Brasil em termos de potência instalada (Divulgação)

Nesta semana, foi divulgada a notícia de que a energia solar se tornou a terceira fonte de energia no Brasil em termos de potência instalada. A notícia, a partir de uma nota da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), informa que a potência operacional somada das usinas fotovoltaicas, incluindo as unidades de uso comercial e residencial, já superou a potência das usinas termelétricas a gás natural e as de biomassa. 

Energia Solar 2

Segundo a informação da ABSOLAR, a fonte de maior potência instalada é a hidrelétrica, com 109.528 MW. Em segundo lugar ficam as usinas eólicas, com 21.953 MW instalados. A fonte solar fotovoltaica aparece em terceiro lugar, com 16.414 MW de potência instalada, logo à frente das usinas termelétricas a gás natural (16.373 MW) e das usinas termelétrica a biomassa (16.309 MW). 

FRASE

"Uma nação que não controla suas fontes de energia não controla seu próprio futuro."
Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos

Ressalvas 

A notícia é boa, pois o crescimento da energia solar é importante para a economia do país, mas é preciso fazer algumas ressalvas de modo a não termos uma impressão equivocada da realidade. Em primeiro lugar, a comparação separou as usinas termelétricas por fonte. O Brasil tem termelétricas que funcionam queimando gás natural, óleo, carvão e biomassa. Se forem somadas as termelétricas a partir de combustíveis fósseis, essas serão a segunda fonte de maior potência instalada. 

Ressalvas 2

Além disso, não se tem certeza de como foi calculada a potência dos diversos módulos residenciais e comerciais espalhados pelo país. O número provavelmente é uma estimativa. E talvez seja uma estimativa otimista, feita propositalmente para o número final ficar um pouco à frente da potência das termelétricas a gás. Segundo a ANEEL, a agência regulatória do setor elétrico, as usinas fotovoltaicas de geração somam apenas 5.143 MW em potência.

Geração

Outra observação importante a se fazer é diferenciar os conceitos de potência instalada e geração efetiva de eletricidade. Um módulo fotovoltaico tem uma determinada potência instalada, ou seja, uma determinada capacidade de geração de eletricidade. Mas, se estiver chovendo, a geração elétrica será zero. Potência instalada é um requisito, mas não é condição suficiente para termos geração elétrica. 

Água e Gás

Se analisarmos o Balanço Energético Nacional do Ministério de Minas e Energia, no ano passado, a oferta total de eletricidade no país foi de 656.109 GWh. Desse total, 55% foram produzidos pelas usinas hidrelétricas, sendo a fonte mais explorada no Brasil para a geração de eletricidade. Em segundo lugar, aparecem as termelétricas a gás natural com 13% da geração total. 

Vento e Biomassa

Em terceiro lugar, aparece a energia eólica, responsável por 11% da oferta de eletricidade. Em quarto lugar, temos as termelétricas a biomassa (todos os tipos de biomassa) que geraram 8% da eletricidade disponível no sistema elétrico. A quinta fonte com maior participação na oferta de eletricidade foi a importação. Sim, a importação de eletricidade de países vizinhos respondeu por 3,5% do total ofertado em nosso país.

Solar

Em seguida, temos usinas termelétricas a carvão (sexto lugar, com 2,7% da oferta). As usinas termelétricas a óleo aparecem em sétimo lugar, um pouco a frente das usinas solares fotovoltaicas. Essas, a oitava fonte em geração, foram responsáveis pela geração de 16.752 GWh em 2021. Uma quantidade equivalente a 72% do que o Brasil importou de energia elétrica no ano passado. 

Segurança

O uso do recurso solar é muito importante tanto em termos de sustentabilidade como em relação à segurança energética. Muitos países com níveis bem mais baixos de irradiação solar fazem uso extensivo da energia fotovoltaica, e não tenho dúvidas de que esse é um ótimo caminho para o futuro. Mas não podemos nos iludir. Em termos de geração de eletricidade, a energia solar ainda está longe de substituir as termelétricas a combustíveis fósseis.
 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por