XEQUE-MATE

‘Em razão dos fatos’

Jary Mércio
10/05/2023 às 09:35.
Atualizado em 10/05/2023 às 09:35
Câmara de Campinas (Câmara de Campinas)

Câmara de Campinas (Câmara de Campinas)

A Câmara de Campinas informa em nota pública que foi protocolado nesta terça-feira um pedido de instauração de Comissão Processante (CP) para apurar se houve quebra de decoro parlamentar por parte do vereador Paulo Bufalo (PSol) “em razão dos fatos ocorridos em um imóvel localizado na Rua Delfino Cintra, no bairro Botafogo, na semana passada”. A denúncia, assinada por Álvaro César Iglesias, filho do proprietário do imóvel, foi encaminhada à Corregedoria da Câmara para averiguar se a solicitação atende aos requisitos legais necessários do decreto lei número 201/67 para a admissibilidade do processo.

Os fatos 

“Os fatos ocorridos” seriam 1) a ocupação, mediante invasão, de um imóvel em situação de abandono localizado na região central de Campinas, por um movimento de ativistas que pretende utilizar o espaço para acolher mulheres vítimas de violência; e 2) o apoio dado por Bufalo à causa dos ativistas e, por extensão, ao ato de ocupação, inclusive visitando o local, ocasião em que foi abordado pelo proprietário do imóvel, que interpelou o vereador e questionou sua presença ali. O encontro foi gravado em vídeo pelo filho do dono do imóvel e requerente da CP.

FRASE

"Não poupava nada nem ninguém com o seu humor e eloquência"

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República, sobre Rita Lee, nesta terça-feira, no Twitter

Representações

Paralelamente ao pedido de instalação de Comissão Processante, a Corregedoria da Câmara recebeu também uma representação formalizada pelo vereador Nelson Hossri (PSD) para “averiguar os fatos”. Também foi encaminhada uma representação à Corregedoria assinada por José Ferreira Campos Filho para apurar eventual desvio de conduta de Paulo Bufalo.

Fatos distorcidos

Ouvido pelo Xeque-Mate, Bufalo declarou que, “tanto em relação ao pedido de Comissão Processante quanto às duas representações na Corregedoria da Câmara, elas são fundamentadas em fatos distorcidos, inverídicos e em notícias falsas construídas a partir de versões levantadas por um cidadão que, até o momento em que eu tive o desprazer de conhecê-lo, sequer sabia quem era”. Segundo Búfalo, tais versões foram, depois, “infladas pelas redes da extrema direita”.

Serenidade

“Portanto”, conclui o vereador do PSol, “estou plenamente consciente de que não quebrei decoro, não cometi nenhum crime e espero que o pleno da Câmara Municipal de Campinas avalie essa situação com a serenidade que o tema exige nesse caso.”

Roteiro

Se tiver o aval da Corregedoria da Câmara, a denúncia de Álvaro César Iglesias será lida e apreciada em plenário pelos vereadores na primeira reunião ordinária subsequente à apresentação do protocolo. Para ser efetivamente instaurada, é necessária a concordância por maioria simples dos parlamentares presentes no plenário. Se for recebida, a Comissão Processante será constituída por três vereadores definidos por sorteio. Caso contrário, será arquivada.

Rita Lee

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto de três dias pela morte da cantora Rita Lee, que faleceu aos 75 anos na noite de segunda-feira, 8. O decreto foi assinado e publicado nesta terça-feira, em edição extra do Diário Oficial da União. Em nota, o presidente lamentou o falecimento da compositora. “Rita Lee Jones é um dos maiores e mais geniais nomes da música brasileira. Cantora, compositora, atriz e multi-instrumentista. Uma artista à frente do seu tempo. Julgava inapropriado o título de rainha do rock, mas o apelido faz jus a sua trajetória", escreveu no Twitter.

Para sempre

Na mensagem, o presidente lembrou que Rita “não poupava nada nem ninguém com o seu humor e eloquência” e destacou a luta da cantora e compositora contra o machismo na vida e na música, o que inspirou gerações no rock e na arte: “Jamais será esquecida e deixa na música e em livros seu legado para milhões de fãs no mundo inteiro.” 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por