Educação (Divulgação)
A educação é um dos fatores que possuem uma grande influência sobre o desempenho econômico de um país. Melhores níveis de educação estão associados a ganhos de produtividade, aumento do potencial de inovação (com o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias), maior empreendedorismo da população e melhoria do nível de renda. Todos esses aspectos contribuem para o aumento da atividade econômica e para uma maior produção de valor agregado.
Entrevista
Nesse sentido, a entrevista do Secretário de Educação de Campinas, José Tadeu Jorge, cedida ao Correio neste último domingo, traz notícias muito boas ao anunciar o projeto para que o município tenha pelo menos 50% de suas escolas municipais em regime de tempo integral até junho de 2025. Atualmente, a cidade já possui oito escolas municipais neste regime.
FRASE
“A educação é a chave para a vida moderna e há apenas uma maneira de adquiri-la: com dedicação ininterrupta”
William Osler, médico canadense
Tempo integral
A notícia é relevante porque a educação em tempo integral tem um grande potencial de melhorar o desempenho escolar dos alunos, contribuindo para um desenvolvimento socioemocional mais amplo, oferecendo maior capacitação transversal e até reduzindo a evasão escolar. Todos esses fatores contribuem para uma melhor formação dos alunos, melhorando a qualidade da educação em geral.
Tempo integral 2
Alunos que estudam em regime de tempo integral dedicam mais tempo aos estudos, obviamente, mas a vantagem desse sistema vai muito além disso. Não se trata apenas de aumentar o tempo em que os alunos realizam as mesmas atividades do período simples, sempre dentro de sala de aula. Longe disso. Em tempo integral, os alunos ganham mais oportunidades para desenvolver suas habilidades socioemocionais e se dedicarem a atividades extracurriculares.
Competências pessoais
A educação em tempo integral oferece mais oportunidades para a interação social e o desenvolvimento de habilidades como a comunicação, a resolução de conflitos e a capacidade de colaboração. É o que chamamos de soft skills ou competências pessoais e comportamentais, que são cada vez mais importantes. Por exemplo, um bom engenheiro não deve apenas ter um bom domínio técnico, mas também precisa saber se relacionar, trabalhar em equipe, resolver conflitos, etc.
Capacitação transversal
A educação em tempo integral também oferece mais oportunidades para os alunos participarem de atividades extracurriculares, como laboratórios, esportes, artes, etc. Essas atividades podem ajudar os alunos a desenvolver suas habilidades e interesses. Os alunos aprendem a relacionar o que é tratado em sala de aula com as atividades extracurriculares, aumentando sua capacitação transversal, ou seja, as competências que extrapolam uma única área.
Resultados
Com essas habilidades e competências adicionais, nossos alunos estarão melhor preparados para um desempenho superior, inclusive nas áreas tradicionais. Um estudo realizado em 2015 pelo centro de pesquisa de política educacional da Universidade de Harvard mostrou que os alunos que participaram do programa de educação integral em Boston tiveram um aumento significativo em sua pontuação em matemática em comparação com os demais alunos.
Resultados 2
Outro estudo, realizado pelo IPEA, mostrou que a educação em tempo integral tem um impacto positivo na aprendizagem dos alunos, especialmente aqueles de baixa renda. Segundo o estudo, os alunos que frequentam escolas em tempo integral têm um desempenho acadêmico 9% maior do que aqueles que frequentam escolas em meio período.
Educação
Vivemos na era da informação, onde o desempenho e a produtividade são elemento fundamentais para o potencial competitivo das pessoas, das empresas e dos países. A tecnologia transformou radicalmente o mundo e, como não podia deixar de ser, mudou também a forma como devemos encarar a educação. Oferecendo mais capacitações aos nossos alunos, estamos investindo em nosso futuro e em nosso potencial de crescimento.