XEQUE-MATE DA ECONOMIA

Dúvida do Leitor: Como Economizar?

Estéfano Barioni/[email protected]
18/05/2024 às 13:00.
Atualizado em 18/05/2024 às 13:00
 (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

(Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O leitor Ricardo enviou uma mensagem pedindo dicas para economizar dinheiro. Ele escreve: "Gostei muito de sua última coluna Xeque-Mate do sábado em que você falou sobre quanto seria o ideal conseguir economizar para montar uma reserva. Sugiro que faça outras colunas abordando temas de orçamento familiar, com viés prático para ajudar as pessoas. Por exemplo, seria interessante que você desse dicas e estratégias de como conseguir economizar mais dinheiro".

Guardar dinheiro

Agradeço ao leitor pelo gentil comentário. Em relação a conseguir economizar mais dinheiro, a melhor dica que eu posso dar é a de realizar um controle de seus gastos. Em um primeiro momento, apenas anote o quanto você gasta por mês, organizando esses gastos em categorias. Ao fim de alguns meses, você terá uma ideia de quanto está gastando em cada uma dessas categorias.

a frase

" udo o que é simples me interessa."
David Hockney, pintor britânico

Detalhamento 

Existem várias formas de se realizar essa etapa de identificação dos gastos. Você pode ser mais detalhista, separando os gastos em muitas categorias, ou deixar as contas mais agregadas para ter uma visão geral. O ideal é não tão generalista para que seu levantamento não fique pobre e você acabe sem conseguir identificar as fontes de seus gastos, mas também não tão detalhista para que o processo de controle não se torne um martírio.

Categorias 

Você pode dividir seus gastos em categorias como habitação (onde entrarão os gastos de aluguel e taxas de condomínio e IPTU, contas de luz, água e gás), alimentação (onde entra a conta do supermercado), transporte (abastecimento do carro, manutenções, seguro e IPVA), saúde (plano de saúde, conta da farmácia e da academia), educação (mensalidades escolares e cursos) e finalmente lazer (saídas, comer fora, cinema, teatro, streaming, etc.).

Necessidades 

Além dessas categorias, organizadas pela natureza de cada despesa, você também pode dividir seus gastos em três grandes grupos. O primeiro grande grupo é o de necessidades. É aquilo em que você precisa gastar, não importa o que aconteça. São seus gastos básicos. Temos nesse grupo a maioria das despesas de habitação, transporte, educação e saúde. É difícil fazer cortes nas despesas desse grupo.

Desejos 

O segundo grupo é o grupo dos seus desejos. É o grupo das coisas que você faz por prazer, e que geram despesas, mas que você poderia ficar sem. Aqui entram a despesas de lazer (viagens, saídas para comer fora, serviços de streaming), mas também entram itens como a decoração da casa, uma nova TV, presentes que você dá para amigos e familiares, etc. São gastos importantes também, pois a vida é mais do que simplesmente atender às necessidades básicas.

Economia 

O último grupo é o grupo da economia e aqui entram os aportes que você realiza nas suas contas de reserva ou de previdência privada, por exemplo. É o dinheiro que você reserva para o futuro e para emergências. Ele deve ser encarado como um grupo de "gastos" para lhe dar a disciplina de separar uma parte do dinheiro para guardar. Se você não faz isso e guarda apenas o que "sobra" no fim do mês, é provável que acabe não sobrando muito. 

Divisão 

Tendo esses três grandes grupos, uma estratégia para economizar é definir o quanto do seu orçamento você dedicará a cada um deles. Uma divisão famosa é destinar 50% do que você ganha ao grupo de necessidades, 30% ao grupo de desejos e 20% ao grupo de economia. No entanto, essa não é uma estratégia factível para todas as pessoas. Se você ganha pouco, o grupo de necessidades acaba consumindo uma fatia bem maior do seu orçamento.

Renda 

Se o quanto você gostaria de destinar a cada grupo não está cabendo em seu orçamento, então você precisa verificar quais itens estão consumindo a maior parte das despesas e impedindo você de realizar a divisão que gostaria. Verifique se é possível economizar nesses itens. É importante também avaliar se suas necessidades são de fato necessidades ou apenas desejos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por