Dúvida do Leitor (Divulgação)
O leitor Marcelo enviou uma pergunta pedindo orientações sobre uma oportunidade de investimento. O Marcelo pergunta: "As Bitcoins caíram bastante esse ano e estão se sustentando no patamar atual dos últimos dias. Isso não significa que é uma boa oportunidade de investimento? Elas não devem cair mais do que já caíram e a lei do bom investidor é sempre comprar na baixa e vender na alta, correto? O que você acha, é uma boa oportunidade?". Respondo.
Queda
As Bitcoins de fato tiveram forte desvalorização e já perderam quase 58% de seu valor em dólares desde o começo do ano. Em Reais, a queda chega a 60%, pois a moeda brasileira ganhou valor frente ao Dólar nesse período. Desde o valor máximo, obtido em novembro de 2021, quando a cotação atingiu US$ 65.474, a queda das Bitcoins já chega a 74%.
FRASE
"As criptomoedas combinam tudo o que as pessoas não entendem sobre dinheiro com tudo o que as pessoas não entendem sobre computadores."
John Oliver, humorista britânico
Recuperação
No entanto, isso não faz das Bitcoins necessariamente uma boa oportunidade de investimento. A cotação delas pode até subir e recuperar parte ou mesmo todo o valor perdido, mas isso não vai obrigatoriamente acontecer. É uma possibilidade, apenas, e mesmo assim não se sabe quando isso viria a acontecer. Pode ser que aconteça, mas pode demorar muito, e pode ser que nem chegue a acontecer.
Valor Intrínseco
A estratégia de comprar sempre na baixa e vender na alta vale para ativos que possuem um valor intrínseco. Empresas, por exemplo. Empresas possuem valor porque elas vendem produtos e serviços e geram receitas e lucros. Empresas com bons produtos e serviços, bons processos e uma ampla gama de clientes são valiosas. Uma ação é um pedaço de uma empresa e o preço da ação deve refletir o valor da empresa. No entanto, essa precificação às vezes é falha.
"Alemanha S.A."
O preço de uma ação pode não refletir o valor que a empresa tem, porque o preço é mais afetado por circunstâncias de curto prazo. Para ilustrar, suponha que a seleção de futebol da Alemanha fosse uma empresa com ações em bolsa. A equipe foi derrotada pelo Japão na estreia e acabou ficando de fora da Copa do Mundo. Se fosse uma empresa, as ações teriam caído fortemente porque o time foi eliminado, perdeu exposição na segunda fase, perdeu as premiações, etc.
"Alemanha S.A." 2
Nesse caso, existiria uma boa oportunidade de compra. As ações estariam com preços baixos por conta do "vexame" na Copa e a estratégia de comprar na baixa faria todo o sentido. Ninguém duvida que, em algum momento, o time da Alemanha se fortalecerá e voltará a incomodar nos campeonatos mundiais. Pode demorar uma ou duas copas, mas as ações dessa "empresa" teriam todo o potencial para se valorizar novamente.
Bitcoin
O caso das Bitcoins é diferente porque elas não têm valor intrínseco nenhum, portanto não há como saber se a cotação atual está realmente baixa ou não. Seu valor depende apenas do equilíbrio de oferta e de demanda. Enquanto a demanda for baixa, o que significa que os investidores estão cada vez mais descrentes e avessos a comprar Bitcoins, o seu valor nunca irá se elevar.
Patamar
Por outro lado, a cotação se sustenta em um determinado patamar por duas razões. Primeiro, a oferta também está baixa. Produzir novas Bitcoins requer um esforço computacional grande e consome muita energia. Com a cotação baixa e o preço da energia alto, não é atrativo. Em segundo, existe muito dinheiro já investido nisso. É como um caminhão carregado: ele não para tão fácil.
Perspercitva
No último mês, quatro grandes corretoras internacionais de criptomoedas quebraram causando prejuízos milionários aos seus investidores. Para um mercado que depende basicamente da confiança dos investidores para ter valor, o momento atual não é nada bom e deve demorar um tempo razoável até as perspectivas se recuperarem.
Mande você também sua questão ou sugestão de tema para o e-mail [email protected] ou [email protected].