Dúvida do Leitor (Divulgação)
A leitora Fernanda mandou sua pergunta para esta coluna, pedindo dicas sobre as melhores oportunidades de investimento. A Fernanda pergunta: "Consegui meu primeiro emprego e, como ainda moro com meus pais, quero aproveitar para investir meu salário, mas não entendo nada do assunto. Como começar a investir? O que está valendo mais a pena?". Respondo a seguir.
Poupar
Antes de iniciar a resposta propriamente dita, não posso deixar de expressar o sopro de esperança que a pergunta da Fernanda me trouxe. O Brasil tem um problema crônico de baixos níveis de poupança. Ver uma jovem, que ganha pouco ainda (afinal de contas, é o seu primeiro emprego), e que mesmo assim está preocupada em poupar e investir para o futuro, é algo que oxigena o espírito.
FRASE
“O que você faz hoje pode melhorar todos os seus amanhãs."
Ralph Marston, escritor norte-americano
Começar Cedo
Apesar do pouco valor que deve ter disponível atualmente, a Fernanda tem dois fatores que estão a favor dela. Primeiro, ela ainda mora com seus pais. Então ainda não suporta grandes despesas de habitação e alimentação. Apesar do salário ser pouco, ela tem um baixo comprometimento dele nas despesas do dia a dia e pode guardar a maior parte. O outro fator a favor da Fernanda é o tempo. Ela ainda é jovem e a melhor dica sobre investimentos é: comece cedo.
Tempo
Ao começar cedo você tem duas vantagens. A primeira e mais óbvia é que você consegue retornos por mais tempo e no final, por causa do efeito dos juros acumulados, a diferença a seu favor é muito grande. A segunda vantagem é que, com mais tempo disponível, você pode se permitir correr mais riscos e buscar rentabilidades maiores. Isso pode fazer uma boa diferença no resultado final e se ocorrer alguma perda no meio do caminho, você tem tempo disponível para recuperar.
Renda Fixa
Como você deve saber pelos jornais, os juros da economia bastante subiram bastante e estão nos níveis mais altos dos últimos cinco anos e meio. Isso é ruim para quem toma dinheiro emprestado, mas é muito bom para quem investe. A renda fixa vai te oferecer um ganho de cerca de 1% ao mês, com baixíssimo risco. Essa oportunidade deve ser aproveitada.
Fundo DI
Você pode investir em renda fixa através de um fundo de investimento do banco onde você tem conta e recebe seu salário. Procure pelos fundos DI. Os fundos exigem um certo valor para investimento inicial. Você pode escolher de acordo com a melhor rentabilidade obtida dos últimos meses, entre aqueles fundos cujo valor da aplicação inicial é menor do que o que você já tem disponível.
Tesouro Direto
Outra opção para investimento é o Tesouro Direto, que oferece opções com maior retorno se você deixar o dinheiro aplicado mais tempo (cinco, dez ou vinte anos). Como você é jovem, pode pensar em fazer isso. Nesse caso eu recomendaria um título corrigido pela inflação (IPCA), que oferece proteção com ganho real. Por outro lado, essa opção é adequada para quem já tem algum dinheiro guardado e talvez seja melhor para quando você já estiver mais familiarizada com o assunto.
Ações
Outra opção é aplicar em um fundo de ações, também por meio do seu banco. É fácil e prático. Você pode escolher um fundo que espelhe o Ibovespa, pois é bem menos arriscado do que escolher uma ou duas ações específicas para investir. Você terá perdas em alguns meses, claro, mas o resultado no longo prazo pode ser melhor do que o da renda fixa.
Poupar Sempre
Recomendo que você separe uma parte do salário que você irá poupar e uma parte que você irá gastar com você (isso também é muito importante). Por morar com seus pais, imagino que você consiga guardar pelo menos metade do seu salário. Da parte que você vai investir, você pode destinar 60% para um fundo DI e 40% para um fundo de ações e mensalmente ir acompanhando os resultados, poupando e aprendendo. E o mais importante é poupar sempre.
Mande você também sua questão ou sugestão de tema para o e-mail estefano.barioni@gmail.com ou xeque.mate.economia@gmail.com.