XEQUE-MATE / POR LUIZ SAVIANI REY

Do primeiro ao quinto

Luiz Saviani Rey
04/10/2022 às 11:25.
Atualizado em 04/10/2022 às 11:58
Resultado do primeiro turno das Eleições 2022 para presidente (Reprodução/ TSE)

Resultado do primeiro turno das Eleições 2022 para presidente (Reprodução/ TSE)

Não há como refutar a frase de Jair Bolsonaro, ao fecho da apuração das urnas. Com todas as letras, números, dados, o presidente disse: “Vencemos a mentira das pesquisas”. Sem parti-pris, sem partidarismos, ou torcida, se alguém, efetivamente, perdeu as eleições do domingo, 2, foram os managers dos institutos de pesquisas eleitorais, que, ao longo de dois meses de campanha política, erraram do primeiro ao quinto, em uma espécie de “jogo do bicho” de adivinhação que beirou “chutômetro” ou intencionalidade.

ERROS ESTRATOSFÉRICOS 

A tese do erro proposital, da distância dos números apresentados por consultas e pesquisas de intenções de votos, é categorizada em editorial do Correio Popular, na edição desta terça-feira. E não foi apenas no âmbito da disputa para a Presidência. As projeções para o Estado de São Paulo foram, sistematicamente, marcadas por erros tão grosseiros que o astronauta Marcos Pontes, que figurou com diferenças de mais de 15 pontos do pseudo líder, elegeu-se para o Senado.

FRASE

"Nós vencemos a mentira das pesquisas no dia de hoje, e teremos um segundo turno.”

Jair Bolsonaro (PL), presidente da República e candidato à reeleição

TESTE DE PRESTÍGIO

O segundo turno da eleição em São Paulo porá em teste o prestígio do ex-governador Geraldo Alckmin junto às diversas áreas do interior do Estado.

TESTE DE PRESTÍGIO 2

Desde ontem, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) colocou seu candidato a vice-presidente para correr os municípios paulistas, em busca de reverter a vantagem de Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), e atrair votos para Fernando Haddad.

OCUPANDO A CADEIRA

Correligionários e amigos do vereador campineiro Professor Alberto - suplente do astronauta Marcos Pontes no Senado -, crêem que ele poderá assumir a cadeira de senador.

OCUPANDO A CADEIRA 2

A posse do Professor Alberto no Senado aconteceria, caso Bolsonaro vença o segundo turno, e chame, novamente, Marcos Pontes para o Ministério da Ciência e Tecnologia.

EM BANHO-MARIA

Repousa nos escaninhos da Câmara Municipal, desde a sexta-feira, 30, o projeto de lei do Orçamento Municipal para 2023, da ordem de R$ 8,9 bilhões.

***********

A Casa deverá analisar o PL do Orçamento de 2023, e encaminhar sua votação nas primeiras semanas de dezembro.

TENDÊNCIAS NO PDT

Derrotado nas urnas, Ciro Gomes (PDT), pede tempo para definições quanto ao segundo turno, mas sinaliza apoio a Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A direção nacional do PDT consulta os diretórios regionais.

PSD COM TARCÍSIO

Gilberto Kassab, líder do PSD, tem múltiplas alianças e acordos em nível nacional, mas sinaliza apoio a Tarcísio de Freitas (Republicanos) em São Paulo.

SÉTIMO MANDATO

Para além da Região Metropolitana de Campinas, na chamada Região Administrativa, Barros Munhoz (PSDB), ex-prefeito de Itapira, se prepara para cumprir seu sétimo mandato de deputado estadual.

SÉTIMO MANDATO 2

Com 77 anos, Munhoz alcançou 87 mil votos, dos quais, 14 mil depositados em sua cidade.

SEM MANDATO

Liderança política de Americana, Wanderley Macris (PSDB), com quatro mandatos na Câmara dos Deputados, não alcançou coeficiente e perdeu a eleição, apesar dos 87 mil votos. Ficou com a 4ª suplência.

FRACASSADOS

Eduardo Cunha, ex-deputado do “Tchau, Querida”, não se elegu para a Câmara Federal por São Paulo. Outro que fracassou foi Fernando Collor de Mello em sua tentativa de voltar ao governo de Alagoas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por