XEQUE-MATE / POR LUIZ SAVIANI REY

Divisor de águas

Luiz Saviani Rey
07/09/2022 às 11:26.
Atualizado em 07/09/2022 às 11:27
Esquadrilha da Fumaça (FAB/divulgação)

Esquadrilha da Fumaça (FAB/divulgação)

A data cívica deste 7 de Setembro é acompanhada com atenção e certa apreensão por observadores políticos, por candidatos e equipes de campanha do centro à esquerda e à direita. Os olhares estão voltados para o Rio de Janeiro, onde o presidente Jair Bolsonaro promoverá um ato tido como de cunho eleitoral, de sua campanha de reeleição, em meio às celebrações cívico-militar. “Será o movimento nunca visto no Brasil”, diz Bolsonaro. A Nação espera por civismo, equilíbrio e paz.

PRUDÊNCIA E BOM SENSO 

Analistas consideram os eventos desta quarta-feira como um divisor de águas no processo eleitoral. A depender das atitudes e das manifestações políticas, muita coisa poderá mudar no panorama das eleições de outubro. De qualquer forma, tanto Jair Bolsonaro quanto Luiz Inácio Lula da Silva, o candidato do PT à Presidência da República, tentarão extrair o máximo do evento, capitalizando para suas campanhas os resultados das ruas. Cautela e canja de galinha... 

FRASE

“Infelizmente, , são muitas as situações de violência contra milhares de meninas e mulheres, como o assédio sexual e moral”.

Débora Palermo, vereadora do PSC à Câmara Municipal de Campinas

TEBET NA RMC

A senadora Simone Tebet, candidata à Presidência da República pelo MDB,participa das comemorações do 7 de Setembro, hoje, em Jaguariúna, na Região Metropolitana de Campinas (RMC). 

***********

Simone Tebet será recepcionada pelo prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, também do MDB.

MARIA GIOVANA REÚNE 180 LIDERANÇAS

A sanitarista e candidata a deputada federal, Maria Giovana (PDT), reuniu 180 pessoas em seu escritório político, na noite de segunda-feira, 5. O encontro contou com lideranças de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste.

MARIA GIOVANA REÚNE 180 LIDERANÇAS 2

A intenção, segundo Giovana, foi alinhar os pontos principais de sua campanha. “É momento importante para traçarmos um planejamento e, ao mesmo tempo, estreitar laços com os aqueles que nos representam nas ruas”, afirma ela.

FUNDO GORDO

O União Brasil, partido que surge nas eleições deste ano como fusão entre o Democratas e o PSL, é cotado em várias pesquisas como a sigla que poderá vencer em boa parte dos estados. Estima-se entre 6 e 8 estados.

***********

Também, pudera! O União Brasil é o partido que dispõe da maior fatia do bolo do Fundão Eleitoral: cerca de R$ 750 milhões.

CONTRA O ASSÉDIO

A vereadora Débora Palermo (PSC), propôs projeto de lei à Câmara visando a instituir em Campinas a Política Municipal de Prevenção e Atuação frente ao assédio moral e sexual e à importunação sexual nas instituições de ensino de Campinas.

CONTRA O ASSÉDIO 2

De acordo com a proposta de Débora Palermo, o Poder Executivo deverá promover ações com a comunidade escolar sobre o tema envolvendo assédio moral e sexual e importunação sexual, especialmente fomentando campanhas e iniciativas.

BARRADO NO BAILE.

Por 6 votos contra 1, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) barrou a candidatura do deputado federal Daniel Silveira ao Senado. 

***********

Silveira foi condenado a oito anos de prisão por ofensas e ameaças a ministros do STF. Recebeu indulto de Bolsonaro.

BAND-AID

O Sinsaúde (Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde de Campinas e Região) repudiou, em nota, a decisão do ministro Luís Roberto Barroso (STF) de suspender por 60 dias a lei do Piso Nacional da Enfermagem.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por