XEQUE-MATE ECONOMIA / POR ESTÉFANO BARIONI

Dia dos Pais

Estéfano Barioni
14/08/2022 às 13:38.
Atualizado em 14/08/2022 às 13:38
Dia dos Pais (Shutterstock)

Dia dos Pais (Shutterstock)

O cenário atual é de grande turbulência e existem muitos obstáculos que o Brasil precisa ultrapassar para voltar a crescer economicamente e se desenvolver. Mas para que um país tenha futuro, é preciso conhecer seu passado e suas raízes. E o dia dos pais (assim como o dia das mães) é sobre isso. Sobre relembrar as nossas raízes e homenagear aqueles que ajudaram a construir nossas histórias. 

Educação

No longo prazo, só a educação pode impulsionar o crescimento e o desenvolvimento do Brasil. É através da educação que aumentaremos a nossa capacidade produtiva. Com uma educação melhor, teremos pessoas capazes de gerar inovações, empreender, trabalhar de maneira mais eficiente e aumentar o valor agregado gerado pela produção. Mas hoje eu gostaria de falar sobre a educação não formal, aquela que recebemos em casa, pelo convívio e pelo exemplo.

FRASE

“Mude suas opiniões, mantenha seus princípios; mude suas folhas, mantenha intactas suas raízes."

Victor Hugo, escritor francês

Leitura

Por exemplo, o apreço pela leitura, que é fonte inesgotável de saber. Somos alfabetizados na escola, mas aprender a ler é muito mais do que saber decodificar letras e palavras impressas. Eu tive a sorte de crescer em uma casa repleta de livros, dos mais variados tipos, onde não existia apenas o acesso, mas também havia incentivo para lê-los, pois sempre via meu pai e minha mãe lendo. Posso dizer que foi em casa que "aprendi" a ler. 

Empenho

Foi também em casa que aprendi que as conquistas são frutos de empenho. Foi com meu pai que aprendi a jogar xadrez. Mas isso não significava que ele me deixaria ganhar. Eu só consegui vencer depois de me tornar bom o bastante, depois de incontáveis derrotas nas quais ele me ensinava, além de xadrez, que os resultados só acontecem quando existe empenho e dedicação. 

Competitividade

Aliás, não era só no xadrez que meu pai não me deixaria ganhar, mas em qualquer jogo que jogássemos. Participar de um jogo, só se fosse para ganhar. Sempre observando as regras, é claro, uma condição fundamental em qualquer hipótese, mesmo quando o oponente não estiver olhando. Perder faz parte, mas é preciso jogar sempre buscando a vitória. Em qualquer atividade que se faça, é esse sentimento, de dar o melhor de si, que possibilita o crescimento. 

Trabalho

Além de aprender que as recompensas só chegam com esforço, foi com meu pai que aprendi o valor do trabalho, como um companheiro de vida e até mesmo um elemento definidor da própria identidade. Em toda a minha vida, não vi uma única vez sequer meu pai reclamando de ter que trabalhar ou dizendo que não via a hora de poder se aposentar. Com meu pai aprendi que se pode, e se deve, ter alegria ao trabalhar. 

Dinheiro

Com meu pai aprendi o valor do dinheiro. Ganhar dinheiro é muito bom e ter dinheiro é ótimo, por isso é importante poupar. Mas o dinheiro só tem valor se você puder gastar. Se você ganha dinheiro só para acumular cada vez mais, você não é dono do dinheiro, mas um escravo dele. Dinheiro é bom quando é usado. Com a generosidade de meu pai, aprendi que o maior valor do dinheiro é proporcionar alegrias para si e para os que estão ao seu lado. 

Pluralidade

Com meu pai também aprendi a escutar e respeitar a opinião dos outros. Todo argumento tem o seu contraditório e toda verdade tem mais de uma versão. Sempre ocorriam longas conversas nos almoços de domingo. E não era raro o meu pai defender ideias contrárias ao pensamento da maioria, mesmo que apenas pelo exercício de contra-argumentar. Com meu pai aprendi que entre aquele que tem muitas dúvidas e outro cheio de certezas, o primeiro é o mais sábio. 

Raízes

Valorizar o estudo, o trabalho, sempre se empenhar e buscar fazer o melhor possível, ter generosidade e respeitar as ideias dos outros são alguns dos valores que aprendi com meu pai. Esses são instrumentos valiosíssimos para o crescimento de uma pessoa e também de uma nação. E além de tudo isso, também tive e tenho amizade e amor. Sei que sou um privilegiado. Um feliz dia dos pais a todos! 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por