xeque-mate economia / estéfano barioni

Dados

Estéfano Barioni
20/07/2022 às 21:24.
Atualizado em 21/07/2022 às 08:35

O acesso a dados confiáveis e atualizados é uma das condições necessárias para que se possa realizar a leitura da situação econômica atual (Reprodução)

O acesso a dados confiáveis e atualizados é uma das condições necessárias para que se possa realizar a leitura da situação econômica atual, definir objetivos específicos a serem alcançados e traçar planos para alcançá-los em um determinado prazo. Além disso, o acesso contínuo aos dados permite realizar o monitoramento do plano estabelecido, verificando o seu alinhamento aos objetivos traçados e até mesmo estabelecer correções de rota quando necessário. 

Diagnóstico

É como ir ao médico. O paciente passa por uma consulta clínica onde o médico levanta as informações gerais e pede alguns exames laboratoriais para ter dados mais precisos. Com esse conjunto de informações, o médico faz um diagnóstico da condição do paciente, estabelece um tratamento e um prognóstico. Novas consultas e exames intermediários são realizados para acompanhar a evolução do quadro. 

FRASE

"Clareza de visão é a chave para alcançar seus objetivos."
Tom Steyer, empresário norte-americano

Situação-Problema

O mesmo acontece na economia e em qualquer outro campo onde exista uma situação-problema a ser enfrentada. Dados são levantados para a realização de um diagnóstico do problema, permitindo o estabelecimento de objetivos, e a elaboração de um planejamento para que esses objetivos sejam alcançados. Depois, dados são novamente utilizados para monitorar o andamento do projeto e os resultados obtidos. 

Objetivos

Sem um levantamento de dados confiáveis e atualizados que permita fazer um diagnóstico preciso, fica inviabilizado até mesmo o processo de traçar objetivos. Qualquer objetivo estabelecido sem que se faça um diagnóstico a partir de dados é um objetivo vago, do tipo: "precisamos reduzir o desemprego", "o país precisa voltar a crescer", ou "é preciso aumentar a renda". 

Objetivos 2

Para aumentar as chances de que um objetivo seja alcançado, esse objetivo precisa ser estabelecido de forma específica. Por exemplo, o objetivo pode ser: "diminuir a taxa de desemprego geral dos atuais 11,1% para 8,0%, em um período de três anos, fazendo ainda com que a taxa de desocupação não supere 15% em nenhum grupo etário". Esse tipo de objetivo facilita a realização de um planejamento, por exemplo, focando nos mais jovens, onde o desemprego é maior. 

Objetivos 3

Um objetivo vago não permite a realização de planejamento. "Precisamos reduzir o desemprego". Ok, mas como vamos fazer isso? Reduzir até que nível? Até zero? Em quanto tempo pretendemos alcançar essa meta? E como poderemos saber se o objetivo foi alcançado ou não, uma vez que a criação de um único emprego já seria uma redução do desemprego? Sem dados e com objetivos vagos, o planejamento e o monitoramento dos resultados ficam inviabilizados.

Disponibilidade

Retornando ao início desta coluna, o princípio de tudo são os dados, que devem ser confiáveis, estar atualizados e disponíveis. E minha observação aqui se refere a esses atributos dos dados (confiabilidade, atualidade e disponibilidade), pois tem sido cada vez mais difícil o acesso aos dados oficiais. São websites que ficam fora do ar por horas ou dias, links e ferramentas online que não funcionam, divulgações que não são feitas nas datas previstas.

Máquina

Os funcionários do Banco Central estiveram em greve durante quase todo o segundo trimestre e muitas divulgações de dados deixaram de ser feitas. A situação só se normalizou nesta semana. As agências reguladoras estão trabalhando com número reduzido e em situação de quase penúria. Até o censo nacional esteve ameaçado. Várias engrenagens da máquina estatal parecem estar emperrando.

Máquina 2

A justificativa é a de sempre, faltam recursos. Nossa esperança é a de que a falha esteja apenas na prestação de dados à sociedade. Isso já seria ruim o bastante, mas não impede que o governo continue internamente estabelecendo objetivos, realizando o planejamento e o monitoramento das políticas públicas. Mas o nosso temor, e infelizmente a impressão que temos, é que o caos impera do lado de dentro também.
 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por