XEQUE-MATE DO ESPORTE

Culpado

Paulo Reda
06/06/2024 às 17:52.
Atualizado em 06/06/2024 às 17:52
Técnico Júnior Rocha em treino do Guarani no Brinco de Ouro (Guarani Futebol Clube)

Técnico Júnior Rocha em treino do Guarani no Brinco de Ouro (Guarani Futebol Clube)

Júnior Rocha testou a formação com três zagueiros, mudou para três atacantes, voltou com os três zagueiros, apostou em dois atacantes, mexeu no meio de campo. E nada de uma resposta do time. Na derrota do Guarani para o Mirassol, ele assumiu a culpa pelo resultado. No entanto, Rocha está buscando fazer o seu trabalho. Tenta trocar os pneus com o carro andando, como se costuma dizer. E se tem algum culpado nessa triste história do Guarani de janeiro para cá, ele, certamente, não é.

Culpado 1

A sequência de erros cometido no Guarani, desde o final da Série B do ano passado é, decididamente, responsabilidade de quem contratou os jogadores, demitiu treinadores e não estabeleceu um comando efetivo no departamento de futebol. Mas nem tudo está perdido. Ainda há chance de reação no Campeonato Brasileiro da Série B. Só que o caminho vai se tornando, sem dúvida, cada vez mais estreito.

a frase

"Não teve nenhum contato, nenhuma oferta, nenhuma proposta”.
Volante Paulinho,sem clube, sobre uma possível proposta do Cruzeiro

Vamos ver se dá certo 

A administração do futebol dentro do Guarani é um reflexo do que se vê na maioria dos clubes brasileiros, que trocam a consolidação de um planejamento pelo “vamos ver se dá certo”. Afinal, não é essa a filosofia no Brinco de Ouro desde a demissão do técnico Mozart Santos no Paulistão do ano passado? Depois dele, passaram por lá Bruno Pivetti, que não deu certo; Umberto Louzer, que quase deu certo, mas não deu; Claudinei Oliveira, que também não deu certo; Júnior Rocha, que não se sabe se dará certo. Onde está o planejamento nesse tipo de conduta? Como conseguir voltar à Série A e se manter na divisão com uma postura de quem parece apostar na loteria?

Incentivo 

Para acertar a sua vinda para a Ponte Preta, o técnico Nelsinho Baptista recebeu um incentivo especial, que foi o do seu filho, o atual técnico do Novorizontino, Eduardo Baptista. “Eu perguntei o que ele achava e ele respondeu que deveria vir, pois seria bom”, disse o treinador em entrevista à Rádio Bandeirantes de São Paulo. 

Aviso 

Mas o filho não perdeu a chance de fazer uma brincadeira com o pai, atualmente com 73 anos. “Aí ele falou assim: bom, só que daqui a três rodadas, nós vamos nos enfrentar. Eu falei que ficou ruim para ele”, disse Nelsinho, de maneira bem humorada. “Eu acho que do outro lado vai ter um profissional também competente e jovem”, elogiou o treinador pontepretano.

Velha fórmula 

Nelsinho Baptista decidir pesquisar novos valores nas categorias de base e entre os reservas não é algo fora da rotina. Quando dirigiu a Ponte Preta, entre 2022 e 2023, o técnico Hélio dos Anjos promoveu Léo Naldi e Felipe Amaral após assistir a uma atividade da equipe principal com o Sub-20. Já Marco Aurélio Moreira aconselhou o presidente Marco Antonio Eberlin a promover Felipinho da extinta equipe Sub-23 para o profissional. Felipinho hoje está no Athletico-PR. Em relação as duas revelações, Felipe Amaral hoje integra o elenco do América -MG, enquanto Léo Naldi está no Vitória–BA.

Resgate 

Com a promoção de Joílson e Mateus Silva como novos titulares da zaga, a preocupação não será apenas a de sustentar a motivação de Sérgio Raphael, que retorna de lesão e vai para a reserva. Contratados para disputarem a posição de titular, Luis Haquin, hoje na seleção boliviana, e Nilson Junior precisam receber atenção especial por parte da comissão técnica, assim como Castro, titular na campanha da Série B do ano passado. Caso esses atletas não recebam o cuidado devido, o risco de desmotivação é grande.

Napoli

Antonio Conte é o novo técnico do Napoli. O italiano foi confirmado pelo clube ontem para ser o quinto treinador em um intervalo de um ano. Conte, que foi campeão inglês no comando do Chelsea, estava sem atuar desde março de 2023, quando deixou o Tottenham. Conte assinou contrato de três anos. De acordo com a imprensa europeia, ele vai embolsar 6,5 milhões de euros (cerca de R$ 37,2 milhões) por temporada, além de bônus. "O Napoli é um clube de enorme importância no cenário internacional ", declarou o treinador. 

COLABORARAM: ELIAS AREDES E SILVIO BEGATTI

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por