XEQUE-MATE

CP rejeitada

11/05/2023 às 10:41.
Atualizado em 11/05/2023 às 10:41
Em pelo menos duas oportunidades os guardas municipais tiveram que intervir para acalmar os ânimos das pessoas que ocupam a galeria da Câmara (Alessandro Torres)

Em pelo menos duas oportunidades os guardas municipais tiveram que intervir para acalmar os ânimos das pessoas que ocupam a galeria da Câmara (Alessandro Torres)

A Câmara de Campinas rejeitou ontem o pedido de abertura de Comissão Processante (CP) para apurar a conduta do vereador Paulo Bufalo (PSOL) durante a invasão de um imóvel particular localizado na região central por parte de integrantes de um movimento de mulheres. No documento que requeria a instauração da CP, o proprietário do prédio alegou que Bufalo teria infringido as atribuições conferidas a um parlamentar ao estimular a ação dos invasores e utilizar um veículo oficial para tal atitude. Por 15 votos contrários, oito favoráveis e duas abstenções, a petição foi rejeitada pelo plenário. 

Direita x esquerda 

Antes de o pedido de abertura de Comissão Processante contra Paulo Bufalo ser apreciado, vários parlamentares se manifestaram sobre o assunto, com correntes apoiando ou condenando, com veemência, a petição. A despeito das linhas de argumentos apresentadas, um aspecto esteve presente em todas as falas, de forma explícita ou subjacente: o confronto entre direita e esquerda como eixo de ação dos parlamentares. Esse embate ainda promete desdobramentos.

FRASE

"A minha indicação, que está sujeita à aprovação do Senado, visa ser um facilitador de diálogo entre as políticas"

Gabriel Galípolo, indicado para a Diretoria de Política Monetária do Banco Central

'Bolsa medicamento'

Os vereadores de Campinas aprovaram ontem, em análise final, Projeto de Lei (PL) que determina a disponibilização gratuita de medicamento aos servidores municipais, mediante a apresentação de prescrição médica ou odontológica. O valor máximo fixado é de R$ 100, com possibilidade de reajuste anual. Segundo a matéria, terão direito ao benefício funcionários cujos proventos e pensões não sejam superiores ao triplo do piso dos servidores do município.

Pouco conhecido

Um aspecto chamou a atenção de quem acompanhou ontem a visita do governador em exercício de São Paulo, Felicio Ramuth (PSD), a Sumaré. Tanto jornalistas quanto políticos da região admitiram que tiveram que recorrer à internet para buscar informações sobre ele, que é o vice-governador do Estado. Ramuth, que assumiu provisoriamente a chefia do Executivo paulista por causa da viagem do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) aos Estados Unidos, foi prefeito de São José dos Campos. Ele até ensaiou o lançamento de candidatura própria ao Palácio dos Bandeirantes, mas acabou entrando na disputa como vice.

Missão internacional

O governador Tarcísio de Freitas lidera uma missão nos EUA, que tem por objetivo apresentar a potenciais investidores norte-americanos projetos elaborados pelo Estado, principalmente na área de infraestrutura, como é o caso do Trem Intercidades (TIC), que fará a ligação entre Campinas e São Paulo. A agenda internacional de Tarcísio prevê reuniões com representantes de bancos e fundos de investimentos.

Líder da oposição

Por falar em Tarcísio de Freitas, o governador paulista foi apontado como o principal líder de oposição ao governo Lula, segundo pesquisa de opinião realizada pela Genial/ Quaest, com 48% das referências. Em seguida aparecem o ex-presidente Jair Bolsonaro (34%), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (7%), e o senador Flávio Bolsonaro (2%). A opção "nenhum desses" foi escolhida por 10% dos entrevistados. Os dados foram coletados entre os dias 4 e 8 de maio. Foram realizadas 92 entrevistas com fundos de investimentos com sede em São Paulo e no Rio de Janeiro, com gestores, economistas, analistas e tomadores de decisão do mercado financeiro.

PPA paulista

As regiões de Campinas e Piracicaba recebem hoje audiências públicas remotas que discutirão o Plano Plurianual 2024-2027, que define as diretrizes e objetivos estratégicos do Estado de São Paulo para o período. A participação é aberta à população em geral, que dispõe de um canal para apresentar suas demandas nas áreas de saúde, educação, segurança pública, assistência social, infraestrutura, mobilidade urbana, entre outras. Em Campinas, o encontro ocorre a partir das 9h. Em Piracicaba, a partir das 14h.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por