XEQUE-MATE / POR LUIZ SAVIANI REY

Corrida no legislativo

Luiz Saviani Rey
28/09/2022 às 13:56.
Atualizado em 28/09/2022 às 13:56
Câmara de Campinas (Divulgação)

Câmara de Campinas (Divulgação)

A menos de três meses do final do exercício legislativo, o afastamento do presidente da Câmara Municipal de Campinas, o vereador Zé Carlos (PSB) - decidido na noite de segunda-feira, já acirra a corrida na Casa, em busca da sucessão presidencial. Antes, em silêncio, na calmaria, em banho-maria, a disputa pelo topo da Mesa Diretora, começa a ter orelhas reveladas e articulações explícitas. E à luz do dia. A rigor, todos os 33 vereadores aspiram o cargo, porém, a lide se fecha em seis ou sete nomes. 

CORRIDA NO LEGISLATIVO

Entre os vereadores mais cotados, e que se destacam, com razoável cacife para presidir, no ano que vem, o Legislativo Campineiro, o nome do vereador Luiz Carlos Rossini (PV), atual líder do governo Dário Saadi na Casa, ganha força não apenas pelas bênçãos do Palácio dos Jequitibás, mas pela experiência política, como parlamentar e liderança. Outros nomes são Jorge Schneider e Paulo Haddad. Arnaldo Salvetti e Luiz Cirilo aguardam os resultados das eleições.

FRASE

“Paulo Guedes começou como dono do Posto Ipiranga do liberalismo, e acaba como frentista do corporativismo”. 

Luiz Felipe d’Ávila, candidato do Novo à Presidência da República

CAMPINAS NA COREIA 

O prefeito Dário Saadi e Campinas estão representados em evento da ONU, na Coreia do Sul. O Fórum Internacional de Líderes de Cidades Resilientes vai até dia 29, e abre espaço para trocas de experiências em prevenção de desastres naturais e ambientais

CAMPINAS COREIA 2

Campinas tem papel ativo na construção de cidades resilientes a desastres naturais e adaptadas às mudanças climáticas. No município, o excelente trabalho é de Sidney Furtado, coordenador da Defesa Civil.

CAMPINAS NA COREIA 3

Dário vai apresentar ações para dotar a cidade de resiliência hídrica. O presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães, apresenta pacote de obras Campinas-2030, para garantir o abastecimento da cidade pelos próximos anos. Em especial pela situação delicada do Sistema Cantareira, que abastece a região da bacia PCJ, nos últimos anos, por conta de mudanças no clima.

CAMPINAS NA ROTA

Pela sexta vez, depois que a campanha eleitoral deu seu start, o governador paulista Rodrigo Garcia, candidato à sua reeleição pelo PSDB, volta hoje a Campinas. Com Edson Aparecido, candidato ao Senado, a tiracolo, Garcia estará ao meio-dia na praça da Concórdia, no distrito do Campo Grande.

CAMPINAS NA ROTA 2

Outro candidato que vem a Campinas nesta quarta-feira é Fernando Haddad. Fará caminhada no Centro, às 10 horas.

ADULTERADO 

Em entrevista ao Portal Congresso em Foco, Luiz Felipe d’Ávila, do Novo, entrou com os dois pés no peito do ministro Paulo Guedes, a quem acusa de ser “um desastre como chefe do corporativismo”.

APOIO DO EX-ALGOZ

O ex-presidente do STF Joaquim Barbosa enviou ao PT nacional 12 vídeos nos quais defende a segurança das urnas eletrônicas, critica o governo Bolsonaro, e manifesta apoio ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência.

APOIO DO EX-ALGOZ 2 

Barbosa, como relator, foi o responsável pelas decisões do caso “Mensalão”, que envolveu o governo Lula. O apoio do ex-ministro visa os votos indecisos.

LULA COM XUXU

Luiz Inácio Lula da Silva manteve ontem encontro em São Paulo com representantes da sociedade civil, entre elas inúmeros tucanos. Lula falou de planos e historiou a aliança com Geraldo Alckmin.

LULA COM XUXU 2

Lula lembrou as resistências de petistas a Alckmin, e contou como as superou: “Eu disse a a eles: o cara ganhou de nós quatro vezes. Foi assim que nasceu o ‘lula com xuxu”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por