Gilberto Kassab (foto) fecha acordo para apoiar Tarcísio Gomes de Freitas (Divulgação)
A semana se encerra sem definições no terreno da disputa pelo governo de São Paulo na aliança PT/PSB/PSOL com outros partidos. A última informação é quase confirmação de nota do Xeque-Mate, de que Luiz Inácio Lula da Silva poderá rifar a candidatura do petista Fernando Haddad com o objetivo de ter o apoio do PSD de Gilberto Kassab ainda no 1º turno. Nesse caso, o candidato a governador seria Márcio França, do PSB. A reação do PSOL foi imediata, ameaçando retirar o apoio ao PT em São Paulo.
A FORÇA FEMININA
Ex-prefeita de Itapetininga, Simone Marquetto, MDB, é a mais alta aposta para se tornar vice-governadora na chapa de Rodrigo Garcia - o atual governador - para a disputa do Palácio dos Bandeirantes, nas eleições de outubro. Ela deixou a Prefeitura no fim de março, dentro do prazo, depois de dois mandatos. Por ora, o favorito de Garcia para a sua vice-governança, é o ex-secretário de Saúde da capital, Edson Aparecido, que teve destaque durante o combate à pademia.
FRASE
"Ele ( presidente da Petrobras) está sacaneando e nós vamos partir para o pau”.
Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados
DISPUTANDO APOIO
Enquanto o PT busca atrair o apoio de Gilberto Kassab a Fernando Haddad, Valdemar Costa Neto, presidente do PL, quer o PSD no apoio a Tarcísio Gomes de Freitas, candidato a governador do Republicanos.
IRA EM COMBUSTÃO
O novo aumento dos combustíveis provocou tumulto ontem, em Brasília. O presidente Jair Bolsonaro perdeu as estribeiras com a Petrobras e protestou contra mais 5% na conta do preço. Dizem que foi estratégia na batalha que Bolsonaro trava pela reeleição.
IRA EM COMBUSTÃO 2
De qualquer forma, a última estocada da presidência da Petrobras causou pânico no mercado e maior irritação entre a população, o que teria gerado a irritação e uma ação de Bolsonaro.
IRA EM COMBUSTÃO 3
Bolsonaro passou a articular a aprovação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobas com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.
************
Bolsonaro quer a CPI investigando o atual presidente da Petrobras, José Mauro Ferreira Coelho. e todo o corpo do Conselho de Administração da empresa.
COMANDO DA PM
O coronel PM Rodrigo Eval Arena é o novo comandante Policiamento do Interior-2 (CPI-2), sediado em Campinas. A solenidade de passagem de comando ocorreu na quarta-feira,15.
COMANDO DA PM 2
Rodrigo Eval Arena assumiu o cargo deixado pelo coronel PM Renato Nery Machado. A cerimônia. no quartel do CPI-2, na Vila Industrial, contou com as presenças do prefeito Dário Saadi e do secretário municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Christiano Biggi.
COMANDO DA PM 3
O CPI-2 engloba sete batalhões de policiamento e um batalhão de ações especiais da Polícia Militar em Campinas e em mais 37 cidades, com efetivo de 3.800 homens e mulheres.
***********
O coronel PM Renato Nery estava no comando do CPI-2 desde março de 2021 e vai para a Academia Militar do Barro Branco, que forma oficiais para a PM. O coronel Arena, é bacharel em Direito e já comandou batalhões da Polícia Militar.
GRANDE JOÃOZINHO
O ex-vereador João Guedes, um dos expoentes na articulação política em Campinas, acaba de deixar a equipe do deputado estadual Rafa Zimbaldi.
************
Guedes, o Joãzinho antes da política, foi excelente ponta do Guarani. Atuou na histórica vitória por 5 a 1 contra o Santos bicampeão do mundo, em 1964.