XEQUE-MATE

Como diria o bardo

Jary Mércio
03/03/2023 às 09:52.
Atualizado em 03/03/2023 às 09:52
Prefeito de Jaguariúna esteve na redação do Correio Popular detalhando o documento apresentado ao ministro dos Transportes em Brasília (Kamá Ribeiro)

Prefeito de Jaguariúna esteve na redação do Correio Popular detalhando o documento apresentado ao ministro dos Transportes em Brasília (Kamá Ribeiro)

“Um sonho de uma noite de verão”. Foi com essas palavras, que remetem ao título da comédia romântica de enganos de William Shakespeare, que o prefeito de Jaguariúna e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), Gustavo Reis, definiu o projeto — ou a ideia de projeto — para a implantação de um trem de alta velocidade, ou trem-bala, entre São Paulo e Rio de Janeiro, independentemente de o projeto incluir ou não Campinas como ponto de partida — e por enquanto, pelo que se sabe, não inclui. Reis visitou a redação do Correio na tarde de ontem, onde falou com o titular desta coluna e com o repórter Ronnie Romanini sobre esse e outros assuntos. 

‘Vamos focar no Intercidades’ 

Para o presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC, o projeto do trem-bala não passa de sonho porque não tem viabilidade econômica nem conta com apoio do governo federal ou estadual. Gustavo Reis conta que esteve com o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), e ouviu deste que o governo não tem interesse na coisa. Quanto ao governo de São Paulo, ele repetiu o que lhe disse o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos): “Gustavo, vamos focar no Trem Intercidades.” Mais sobre o assunto, na página 4 desta edição. 

FRASE

“Reafirmei o desejo do Brasil de conversar com outros países e participar de qualquer iniciativa em torno da construção da paz e do diálogo”

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República, sobre a guerra na Ucrânia, em mensagem na rede social 

Recomeça 

A Câmara de Campinas aprovou, na sessão da quarta-feira — mas ainda em análise inicial —, projeto de lei de autoria do executivo que altera o programa Recomeça, criado em 2021 com o objetivo de beneficiar microempreendedores individuais e micro e pequenas empresas de Campinas impactados financeiramente pela pandemia da covid. A mudança, que ainda precisa ser aprovada em segunda análise e ser sancionada pelo prefeito para entrar em vigor, possibilitará que microempresários beneficiados pelo Recomeça possam utilizar as verbas do programa não só para investimentos, mas também como capital de giro.

Giro

O vereador Paulo Hadad (Cidadania), líder de governo na Câmara, enfatiza que o objetivo da alteração do Recomeça é possibilitar que a necessidade dos microempresários por capital de giro seja atendida. “E é importante dizer que são pessoas legalizadas, que cumprem a obrigação de pagar impostos. Estamos falando sobre um segmento que movimenta a economia da cidade e tem que ser valorizado”, destaca.

Violência não

O vereador Marcelo Silva (PSD) protocolou na Câmara de Campinas, nesta semana, dois projetos de lei voltados para a educação. Um deles institui no município uma campanha de combate à violência no ambiente escolar e a valorização do professor em sala de aula. “A violência no ambiente escolar tem crescido assustadoramente e é necessário que algo seja feito.” A intenção do projeto, diz o vereador, é “ trabalhar no resgate de valores e na mediação de conflitos, com o objetivo de conseguir um clima melhor e acolhedor no ambiente escolar.” A outra proposta do vereador peessedista visa à criação de um programa de sustentabilidade ambiental na rede municipal de educação. 

Padilha, de novo

O diretório municipal de Campinas Partido dos Trabalhadores vai realizar, no próximo dia 10, uma sexta-feira, no Sindicato dos Petroleiros, uma reunião plenária que contará com a presença do ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha. A reunião está marcada para as 19 horas. Formado em Medicina pela Unicamp, Padilha tem vindo a Campinas e região com alguma constância desde o início do governo Lula. Na semana passada mesmo, esteve em Nova Odessa para a inauguração de uma estação de tratamento de água da cidade, ocasião em que abriu espaço na agenda para ouvir pedidos de natureza variada de políticos e demais lideranças regionais. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por