XEQUE-MATE

Com todas as armas

Luiz Roberto Saviani Rey
19/04/2022 às 09:18.
Atualizado em 19/04/2022 às 09:19

O governador de São Paulo, João Doria (Valter Campanato/Agência Brasil)

A atitude do ex-governador João Doria, tomada na última semana, ao afastar o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, do comando de sua campanha a presidente, é só o princípio de uma queda-de-braço que terá de enfrentar se quiser se sustentar na corrida eleitoral. O que se encontra em jogo são os votos por ele obtidos nas prévias tucanas, e que o cacifaram com o candidato do partido. Doria indica que não será demovido de sua campanha, e que poderá ter ainda o recurso de judicializar a questão das prévias.

CRAVANDO O PREGO

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) deu ontem sua palavra final acerca do que pensa sobre a candidatura a presidente da República no âmbito do seu partido e da aliança com o PSDB, o União Brasil e outras siglas.

Em uma sabatina na Folha de S. Paulo, ela mandou recado direto a seus líderes: não aceita ser colocada como vice em qualquer que seja a chapa presidencial indicada pela aliança. Ou será candidata ao Planalto, ou desiste de concorrer nas eleições de outubro. 

A FRASE

“Se aceitar ser vice, eu estarei diminuindo o espaço das mulheres na política”.

Simone Tebet, senadora e pré-candidata do MDB à Presidência

TRENZINHO CAIPIRA

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo analisa o Projeto de Lei 148/2022, de autoria do ex-governador João Doria, que visa ampliar a exploração das ferrovias paulistas.

TRENZINHO CAIPIRA 2

A intenção do projeto é a de melhorar o tráfego de passageiros e cargas, e dar maior eficiência ao setor, gerando competitividade com o transporte rodoviário.

TRENZINHO CAIPIRA 3

Segundo a Secretaria de Estado de Logística e Transportes, o sistema ferroviário configura apenas 11% dos serviços de transporte de cargas em São Paulo, abaixo de modais como o rodoviário, o aéreo e o aquático.

TRENZINHO CAIPIRA 4

O objetivo do governo é desenvolver as ferrovias que integram o Subsistema Ferroviário do Estado de São Paulo em modelo próximo das shortlines americanas, que consistem em linhas de menor distância que conectam pontos mais importantes, trazendo mais agilidade e eficiência.

************

O projeto compreende o planejamento, a construção, a manutenção, a operação, a exploração e a fiscalização dos serviços e obras que envolvem os transportes ferroviários.

TIME PAULISTA

Apesar de contar com um staff de campanha composto por assessores que lhe serviram em Brasília, o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas começou esta semana a arregimentar gente paulista para ajudar em sua campanha presidencial pelo Republicanos.

TIME PAULISTA 2

Tarcísio é carioca, e corre para montar um time local,que conheça bem o Estado de São Paulo. “O grande êxito do ministério da Infraestrutura foi montar grandes times. E eu já tenho em São Paulo gente peso-pesado para me ajudar”.

ATO ECUMÊNICO

O ato do governador paulista, Rodrigo Garcia, na manhã de ontem, no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), teve caráter ecumênico.

ATO ECUMÊNICO 2

Reuniu no mesmo recinto o prefeito Dário Saadi (Republicanos), o deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania) e o deputado federal Carlos Sampaio (PSDB).

DISQUE-DIREITOS

O Diário Oficial do Município, Campinas, trouxe publicada a lei de autoria do vereador Jorge Schneider (PL) que determina o aumento da divulgação do serviço Disque Direitos Humanos - Disque 100 - para denúncias de violência contra crianças e adolescentes e do telefone do Conselho Tutelar. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por