XEQUE-MATE ECONOMIA / POR ESTÉFANO BARIONI

Cidades

Estéfano Barioni
28/08/2022 às 11:33.
Atualizado em 28/08/2022 às 11:33
Campinas (Ricardo Lima)

Campinas (Ricardo Lima)

Apesar do debate político nacional estar compreensivelmente tomando a maior parte das atenções, afinal de contas estamos a poucas semanas do primeiro turno das eleições nacionais, não podemos nos esquecer da importância da política e das iniciativas que são desenvolvidas em nível regional, e que acabam impactando muito mais diretamente a vida das pessoas.

Regionalização

Muitas notícias vêm sendo veiculadas sobre o desenvolvimento de projetos e a atração de novos investimentos à nossa região. Essas iniciativas têm o potencial de provocar efeitos benéficos na vida da cidade e de seus habitantes, efeitos que são muito mais diretos do que diversas políticas adotadas nacionalmente. É preciso dar atenção às iniciativas regionais pois elas têm grande importância.

FRASE

"O que é uma cidade senão as suas pessoas?". 

William Shakespeare, escritor e poeta britânico’

Condições Macro 

É claro que as condições macroeconômicas também impactam a vida das pessoas. O nível da taxa de juros, a valorização da moeda, a política fiscal e a estabilidade econômica são importantes e afetam de maneira extensiva a vida e o bem estar das pessoas. Todos esses aspectos da economia são definidos a partir de políticas nacionais, cujas circunstâncias extrapolam o poder de influência das regiões.

Crescimento 

Mas alguns aspectos da economia são decisivamente regionais. Entre eles estão o próprio crescimento econômico e a taxa de desemprego, que são talvez os parâmetros que mais importam para a vida das pessoas, pois de nada vale uma estabilidade econômica se o país não cresce e não há emprego para uma parte relevante da população. 

Crescimento 2 

O crescimento do PIB e a taxa de desemprego, que são divulgadas periodicamente pelo IBGE, são valores agregados para todo o país. Mas para as pessoas, o que importa de fato é a economia regional. De nada importa que o país cresça e a taxa de desemprego diminua se na região em que se vive não há crescimento e não existe emprego para as pessoas. 

Crescimento 3 

Ter uma economia estável é fundamental, diga-se de passagem, mas não pode ser um fim em si mesmo. Ter bons indicadores macroeconômicos de crescimento e de geração de emprego é bom de um modo geral para o país, obviamente, mas isso não produz impactos diretos na vida dos cidadãos. É o desempenho econômico regional que trará bem estar para as pessoas.

Emprego 

É nas cidades que são desenvolvidas as atividades que geram emprego e riqueza. O Brasil é um dos países com maior proporção de população urbana no mundo. No Brasil, 87% da população vive em áreas urbanas. Considerando o mundo como um todo, essa proporção cai para 57%. É nas cidades que os brasileiros vivem, e é nelas que devem estar os empregos e as atividades que geram renda para as pessoas. 

Desenvolvimento Regional 

As políticas de desenvolvimento regional são as que mais geram impactos diretos na vida das pessoas. Por isso é preciso estarmos sempre atentos e participarmos ao máximo das decisões que são tomadas em nível regional. Em outubro teremos eleições presidenciais, mas também votaremos para governadores, senadores, deputados federais e estaduais. 

Eleições 

A corrida presidencial não sai do noticiário e das discussões entre as pessoas. Mas você já escolheu o seu candidato para a Câmara dos Deputados e para a Assembleia Legislativa? Sabe o que esse candidato propõe fazer ou já fez pelo desenvolvimento da sua região? Se não sabe ainda, está na hora de investigar, descobrir e escolher, pois essa é uma questão de extrema importância para a sua qualidade de vida. 

Cidadania 

Por termos uma imensa parte da população morando nas zonas urbanas, as cidades são os espaços mais importantes para a melhoria das condições de vida e do bem estar da população. Até mesmo as palavras são reveladoras: cidade, cidadão e cidadania possuem todas a mesma raiz. O exercício da cidadania começa na cidade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por