xeque-mate

Chapa pura tucana

Luiz Saviani Rey
29/04/2022 às 20:50.
Atualizado em 30/04/2022 às 09:54
O PSDB começou a inserir na agenda de discussão a possibilidade do lançamento em maio de chapa pura para a disputa eleitoral do Palácio do Planalto (Reprodução)

O PSDB começou a inserir na agenda de discussão a possibilidade do lançamento em maio de chapa pura para a disputa eleitoral do Palácio do Planalto (Reprodução)

Nesta sexta-feita, a direção nacional do PSDB e seus principais caciques começaram a inserir na agenda de discussão sobre a sucessão presidencial a possibilidade do lançamento em maio de chapa pura para a disputa eleitoral do Palácio do Planalto. Para isso, o PSDB teria de romper, em caráter definitivo, as conversações com MDB, o União Brasil, e o Cidadania, com vistas à apresentação de candidatura de terceira via. Os tucanos, nessa linha, privilegiariam as pratas da casa, e acomodariam as disputas internas.

CHAPA PURA TUCANA 2

Os tucanos não precisariam iniciar nova discussão em torno de candidato único da sigla. A chapa do PSDB, indefectivelmente, teria a figura do ex-governador João Doria na cabeça, com a manutenção de sua candidatura a presidente sancionada nas prévias do partido, enquanto o nome do ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite - que andou por meses ostentando sua candidatura ao Planalto -, selaria a vice-presidência. O fim de semana promete. 

FRASE

"O André Mendonça é um homem de princípios”.
Jair Bolsonaro, presidente da República

CONTRATEMPOS

A presença do candidato à Presidência da República pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, no espaço da Unicamp, na próxima quinta-feira, dia 5 de maio, abriu pequena celeuma entre docentes e entidades organizadoras do evento.

CONTRATEMPOS 2

O professor titular da Urologia, Ubirajara Ferreira, disparou moção de repúdio ao ato do PT, organizado pela Adunicamp, a entidade que congrega os docentes, o STU, órgão sindical dos servidores e os pós-graduandos. O ato será realizado no Teatro de Arena da universidade.

CONTRATEMPOS 3

A Adunicamp emitiu nota para informar ter sido signatária do pedido para uso do espaço do teatro, por concordar com sua realização, mas que não integra a comissão organizadora do evento, conforme sugere o material de divulgação. A Adunicamp pediu a retirada de seu logo.

COMPREENSIVO

Apesar de contrária à sua defesa e indulto ao deputado federal Daniel Silveira, o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse ter compreendido a intenção e o voto de André Mendonça, ministro do STF, em favor da condenação de Silveira por desacato aos ministros daquela instituição.

COMPREENSIVO 2

Mendonça foi indicado ao STF com as bênçãos de Bolsonaro. Mesmo assim, o presidente ponderou: “Ele (o André) foi muito criticado pelo voto. Mas aos poucos todos foram entendendo que ele é uma pessoa de princípios, religiosa, de família e com grande bagagem cultural”. 

COMPREENSIVO 3

Já o ministro Alexandre de Moraes, um dos mais atacados por Silveira no STF, declarou ontem, em São Paulo, que “liberdade de expressão não é liberdade de agressão”.

COMPREENSIVO 4

Em palestra proferida a professores e alunos da Fundação Armando Álvares Penteado, Alexandre de Moraes disse que manterá o deputado condenado e perdoado por Bolsonaro como objeto de investigação.

HISTÓRICA FEB

A Associação dos Expedicionários Campineiros, a mais antiga do Brasil, fará a reinauguração de sua histórica sede própria, após três anos de reforma, neste sábado dia 30 de abril, na rua Falcão Filho, 96, bairro Botafogo.

HISTÓRICA FEB 2

César Augusto de Azambuja Silva, presidente da entidade e representante dos “Pracinhas brasileiros”, promove, na ocasião, o lançamento de um livro com histórias contadas pelos soldados que lutaram na Itália, contra os nazistas, na Segunda Guerra Mundial. Os relatos foram fetos ao historiador Marcus Carmo. Será o marco do evento.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por