XEQUE-MATE

Centrão...

Carlos Cruz
22/07/2023 às 11:10.
Atualizado em 22/07/2023 às 11:10
Presidente Lula (Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

Presidente Lula (Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

Retornando de sua viagem à Europa, o Presidente Lula está particularmente empenhado em resolver a participação do “Centrão” no seu Governo. Como se sabe, o apetite do “bloco” é proporcional ao peso das bancadas que o compõem, nas votações da Casa.

...lá

Os Partidos que serão favorecidos com Ministérios ou algo equivalente para somarem-se à base parlamentar governamental são o Republicanos e o PP, cuja entrada no Executivo está sendo tratada como uma minirreforma ministerial.

De concreto, sabe-se que Lula não admite conversas que sequer insinuem entrarem nas negociações os Ministérios da Saúde, Educação e do Desenvolvimento Social, responsável pela gestão do Bolsa Família.

Caixa
Para escapar do assédio pelos Ministérios “da casa” e manter abertas as portas para entrada dos novos aliados, Lula estuda disponibilizar Diretorias da Caixa, embora relute ainda em ceder sua Presidência.
O Banco tem cargos para acomodar muitos apadrinhados, uma vez que tem doze Vice-presidências e várias Superintendências Regionais.

xxx

Na hipótese de Lula manter para si e seus aliados a Presidência, cogita-se de nomear a Secretária Executiva da Casa Civil, Miriam Belchior (PT), ex-esposa do ex-Prefeito de Santo André, Celso Daniel, de quem havia se divorciado antes de ser assassinado.

Esportes
Outro Ministério que está na mira do “Centrão” é o dos Esportes, onde a Ministra Ana Mozer, embora garantida por Lula, balança em razão de seu perfil técnico e nenhuma experiência política.

“L” não...
O PL, partido de Waldemar da Costa Neto e do Presidente Bolsonaro faz oposição sem possibilidade de diálogo com o Governo Lula.

Na votação da Reforma Tributária, entretanto, trinta dos noventa e nove Deputados da Bancada puderam votar a favor do Governo pelo fato do Partido não ter “fechado questão”, liberando a bancada.

Mas um fato não passou desapercebido: o Deputado Yuri do Paredão (PL-licenciado), foi fotografado ao lado de Ministros de Lula fazendo o “L”. 

...e “ele” também não
O Presidente Waldemar da Costa Neto reagiu de pronto afirmando que: “se o Deputado Yuri cumprimentou Lula por cordialidade e respeito ao cargo de Presidente, está correto, mas se foi porque acha que ele governa do jeito certo, tem que sair do Partido e procurar outra legenda.”
Foi expulso.

Coisas...
O processo eleitoral se opera no campo da “emoção”, e a política fora dele se opera com a “razão”, onde a lógica foge das diferenças ideológicas e discordâncias de direcionamentos. Em razão dessas características o cidadão se confunde e, não raro, julga pelo lado imoral, aético e interesseiro.

...da política
Há pouco mais de seis meses, tivemos uma disputa acirradíssima entre “direita” e “esquerda”, dividindo literalmente os brasileiros, que não entendem como podem agora se juntarem em troca de cargos, Diretorias e Ministérios, para então serem fotografados se cumprimentando.

Mas não se apressem, que daqui há um ano estarão separados e duelando em busca de votos. 

ORDEM DO DIA

“Morrer não é nada, horrível é não viver.”

Victor Hugo

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por