XEQUE-MATE

Carnaval...

Carlos Cruz
11/02/2024 às 11:04.
Atualizado em 11/02/2024 às 11:04
Bloco Matuá (Fabiana Ribeiro)

Bloco Matuá (Fabiana Ribeiro)

Com o final dos bailes nos clubes sociais, o carnaval ficou restrito aos desfiles das escolas de samba e dos blocos carnavalescos.
Em razão disso, por meio de Mapeamento de Intenção de Blocos Carnavalescos, a Secretaria de Cultura e Turismo identificou todas as iniciativas dos grupos culturais da cidade. Com essas informações, foi possível dialogar com cada comunidade para otimizar trajetos, juntar iniciativas, organizar horários e prever as estruturas necessárias para garantir a segurança e condições sanitárias, além dos órgãos de segurança, de trânsito, fiscalização de ambulantes, limpeza pública.
Este ano, cinquenta e cinco blocos se credenciaram para o carnaval. 

...e alegria

O tradicional bloco "toma na banda", que desde a década de oitenta, portanto há mais de quarenta anos, desfila pelas ruas do Centro e Cambuí, neste sábado, acompanhado por uma multidão manteve a tradição de alegria e felicidade. Com o tema "Tomá na Banda e o Setor, onde a história começou" referindo-se ao complexo de bares importantes para a vida cultural de Campinas nas décadas de oitenta e noventa, onde o bloco foi idealizado. 

Todo...
Com cinquenta e cinco blocos credenciados, não há região de Campinas que tenha ficado fora da folia.
Sousas também foi às ruas neste sábado, com o "Bloco do Paredão" na Praça Beira-Rio, assim como o "Bloco da Galinhada" desfilou na Rua Theodosio Rodrigues Otero, em Joaquim Egídio. 

...canto
"A Banda Carna DIC" agitou a Avenida Suaçuna, que teve uma atração mais que especial: a cantora Vanessa Passos se apresentou, agitando a "galera" interpretando marchinhas com muito aché. 

Hoje
Hoje o "Bloco do Mamaço" vai agitar a Estação Ambiental de Joaquim Egídio, e Barão Geraldo acompanhará duas bandas: o "Bloco Matuá" que sai da Praça da Vila São João, e o "Bloco do Ribeirão" que se concentrará na Praça do Coco.
Muitas outras bandas se reunirão em vários outros locais, permitindo que todos tenham a oportunidade de "rasgar a fantasia", se divertir e ser feliz, possibilitado pela iniciativa de descentralização promovida pela Secretaria de Cultura e Turismo.

Não caia...
O PROCON Campinas está advertindo a população para evitar que caia em golpes, e um dos principais é o aplicado quando pagam suas despesas utilizando cartões de crédito ou débito em maquininhas com visor danificado, impossibilitando que o valor cobrado é o correspondente à sua compra. 
...em golpes
Para se divertirem sem restrições e poder beber, muitos vão em transporte público ou por aplicativos.
A Diretora do PROCON, Yara Pupo, alerta para que, nesses casos, "o consumidor deve atentar para utilizar apenas os veículos cadastrados nos aplicativos autorizados a circularem na cidade e não recorrer ao transporte clandestino".

PraCão
O Vereador Nelson Hossri encaminhou "Indicação" ao Executivo solicitando estudos para a implantação de Parque PraCão na Praça Marcelo Wegher, no Bairro Santa Genebra. O PraCão é uma área delimitada e cercada dentro de um espaço público na qual os pets podem correr, brincar e se socializar com outros animais de estimação.

xxx

Nelson Hossri enfatiza que este tipo de de espaço vem ganhando cada vez mais adeptos na cidade, atraídos pela estrutura completa e preparada para que os cães tenham área exclusiva para se divertir e gastar energia.

Idem
O Vereador Luiz Rossini, Presidente da Câmara Municipal, apresentou "Indicação" no mesmo sentido, reivindicando a instalação de PraCão na Praça José Alves Teixeira Nogueira, localizada na Avenidas Coronel Silva Teles., no Cambuí.
Rossini apela pela revitalização da Praça, que merece reparos e cuidados, e após, seja instalado o PraCão.

ORDEM DO DIA

"Um dia de chuva é tão belo como um dia de sol. Ambos existem; cada um como é".

Fernando Pessoa

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por