Capital Humano no trabalho (Reprodução/ Freepik)
Um relatório da empresa de consultoria internacional McKinsey analisou a importância do capital humano no trabalho. O capital humano é o recurso fundamental que sustenta o sucesso da economia de um país, de uma empresa ou de uma organização, uma vez que, em última análise, todas as atividades são realizadas por pessoas. Por mais automatizada que seja a execução de um processo, são as decisões humanas que estabelecem a estratégia e quais processos executar.
Capital Humano 2
O que se chama de capital humano é o conjunto de conhecimentos, aptidões, habilidades, experiência e até condições de saúde do grupo de pessoas que formam a força de trabalho, seja de um país ou de uma empresa. Embora o capital humano sustente o sucesso de um país ou de uma empresa, os atributos que formam o capital humano (conhecimentos, aptidões, habilidades, etc.) pertencem às pessoas individualmente e não às empresas.
FRASE
"No longo prazo, o capital humano de um país é sua maior base competitiva."
Bill Gates, empresário e filantropo
Organizações
O que diferencia as empresas em termos de capital humano é a sua habilidade de criar estruturas organizacionais que permitam atrair novos talentos, reter funcionários valiosos e desenvolver o potencial de seus colaboradores, desenvolvendo as habilidades necessárias para que a empresa possa vencer a competição hoje e também no futuro. O capital humano é um fator estratégico de competição.
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Além do papel fundamental que a educação e a formação do indivíduo possuem no desenvolvimento do capital humano, fatores que têm importância enorme, a pesquisa focou no que as organizações podem fazer para melhor identificar e impulsionar o valor do capital humano, maximizando o potencial de conhecimento e de habilidades à sua disposição.
Experiência
A partir da base educacional dos indivíduos, que é recebida desde a infância até o final do percurso de educação formal, a experiência de trabalho tem grande importância na formação do capital humano. Isso ocorre porque as pessoas nunca param de aprender e o ambiente de trabalho pode ser um espaço de aprendizado contínuo, em que as pessoas continuamente aprimoram as suas habilidades.
Ambiente
As organizações (sejam elas empresas privadas, institutos de pesquisa, órgãos governamentais, etc.) estabelecem seu ambiente de trabalho através de sistemas e práticas construídas para ajudar os funcionários a serem mais produtivos. Ao ter contato com esses sistemas e práticas, os funcionários adquirem novos conhecimentos e experiências que os acompanharão por toda a sua carreira, desenvolvendo seu capital humano.
Mobilidade
No entanto, existe um fator chave para que esse processo seja contínuo: a mobilidade. Se uma pessoa passa anos e anos desempenhando sempre as mesmas funções, ela deixa de estar exposta a novas experiências e deixa de aprender. Seu potencial de capital humano para de se desenvolver e, o que é pior, corre o risco de começar a se deteriorar, pois os conhecimentos já adquiridos começam a se tornar obsoletos.
Mudança
Isso não significa que as pessoas devem ficar trocando de emprego o tempo todo. Um alto grau de rotatividade (ou turnover) pode ser até prejudicial ao desenvolvimento do capital humano, uma vez que tende a estar acompanhado da diminuição do investimento nos funcionários. A mobilidade pode ser conseguida internamente, pela simples pela troca de funções, mudança de áreas, cargos e de responsabilidades dentro da mesma organização.
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A pesquisa mostrou que a frequência de mudanças e a intensidade delas geralmente são benéficas tanto para os funcionários e como também para as empresas. Abraçar as mudanças internamente talvez seja a melhor forma que as empresas e as pessoas têm de ser adaptar a uma economia cada vez mais dinâmica, onde a mudança está sempre presente. O ano novo está chegando. Que venham as mudanças.