XEQUE-MATE / POR LUIZ SAVIANI REY

Cantores do rádio

Luiz Saviani Rey
08/10/2022 às 09:51.
Atualizado em 08/10/2022 às 09:51

Lula e Bolsonaro durante pronunciamento após o anúncio do segundo turno (Reprodução/ Instagram e Reprodução Globo)

A reabertura do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV ontem, não trouxe muitas surpresas para os eleitores, com Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) leves e pisando soft no acelarador. Ambos pregaram a pacificação nas eleições de 30 de outubro. O presidente da República conseguiu não citar Lula em suas falas. Buscou enaltecer os apoios que tem recebido de governadores, destacando mais o do atacante Neymar. Já Lula, procurou valorizar o apoio da senadora derrotada Simone Tebet, do MDB. 

CANTORES DO RÁDIO 2

No horário eleitoral, houve críticas a atos e posturas de ambos os lados. Bolsonaro preferiu evitar ataques ao adversário, e centrou fogo nas pesquisas eleitorais, que falharam no primeiro turno das eleições em relação ao seu desempenho na corrida presidencial. Reclamou da mídia que as divulgaram. Lula atacou a gestão da pandemia e fez a defesa da valorização do salário mínimo, acenando com um sólido programa de renegociação de dívidas das famílias brasileiras.

FRASE

"A licitação do transporte é transparente, dentro das normas legais e, com detalhe importante: com ampla participação popular.” 

Dário Saadi (Republicanos), prefeito de Campinas
{TEXT}
HORÁRIO NORMAL
Fora dos microfones do programa eleitoral, Bolsonaro disparou contra Lula ontem, em entrevista coletiva no Palácio do Planalto. Ao lado do apresentador José Luiz Datena, o presidente irritou-se e chamou o candidato petista de “pinguço”.

HORÁRIO NORMAL 2
Bolsonaro disse que concorre às eleições para “evitar a volta da quadrilha de incompetentes”, em referência aos eventuais futuros ministros de Lula. Ao final, disse que preferia estar “na praia”.

NEUTRALIDADE
Já José Luiz Datena, embora estivesse ao lado de Bolsonaro, em sua entrevista no Palácio, disse que não dará apoio ao candidato-presidente, e que se manterá neutro, por conta do jornalismo que exerce.

CÍRIO DE NAZARÉ
Helder Barbalho, governador reeleito do Pará com 70% dos votos, encontrou-se ontem com Luiz Inácio Lula da Silva, e formalizou aliança para prestar apoio ao candidato petista à Presidência da República no segundo turno.

LULA EM CAMPINAS
O Largo do Pará e o do Rosário abrigam hoje ato político do PT, com as presenças de Lula, Geraldo Alckmin e Fernando Haddad.

✔ Pesquisa Datafolha: Luiz Inácio Lula da Silva: 53%; Jair Bolsonaro: 47%.

NOVO TRANSPORTE

Dário Saadi encaminhou ontem à Câmara Municipal dois projetos de lei para o processo de licitação do novo sistema de transporte público.

NOVO TRANSPORTE 2
Um dos projetos atualiza o regramento da prestação do serviço; o outro, autoriza a concessão do sistema. 

NOVO TRANSPORTE 3
O Projeto de Lei Complementar dispõe sobre a autorização do Poder Público em conceder a prestação do serviço, mediante licitação pública. Nele, entre outras normas que atualizam a legislação, fica mantido o prazo inicial de concessão, que será de até 15 anos, podendo ser prorrogado por mais cinco. 

NOVO TRANSPORTE 4
A remuneração para as futuras concessionárias do sistema será feita utilizando fórmula paramétrica, estabelecida em contrato, e não mais diretamente pela tarifa pública, como é hoje. 

NOVO TRANSPORTE 5
Já o Projeto de Lei Ordinária promove atualização do marco regulatório, abarcando todas as leis municipais sobre o tema (nº 11.263 e nº 12.329) em apenas uma, simplificando a legislação. Neste projeto de lei a bilhetagem eletrônica, hoje sob responsabilidade das empresas concessionárias, ficará a cargo do município, podendo ser concedida por meio de processo licitatório. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por