Ex-goleiro e hoje conselheiro do Corinthians, Ronaldo Giovanelli (Reprodução/Band)
Pouco mais de 12 horas após lançar nas redes sociais sua candidatura à presidência do Corinthians, o ex-goleiro e hoje conselheiro do clube, Ronaldo Giovanelli, apagou a postagem que fazia menção ao cargo. Na noite da última quarta-feira, o comentarista da TV Bandeirantes trocou sua foto de perfil com os dizeres "candidato à presidência". O nome do ex-goleiro apareceu nos bastidores nos últimos dias como possível candidato para suceder o atual presidente Duilio Monteiro Alves.
Críticas
A modelo Adriana Lima foi nomeada como embaixadora global da Fifa para os torcedores na Copa do Mundo de futebol feminino, que será realizada a partir de julho deste ano, na Nova Zelândia e na Austrália. A escolha acabou recebendo algumas críticas de pessoas ligadas ao esporte. A principal delas partiu da ex-jogadora australiana Moya Dodd, que já atuou no Conselho da Fifa e fez parte da campanha de candidatura dos países-sede do mundial.
FRASE
“Agora estou 100% recuperado e motivado para voltar a ter grande números de jogos, gols e assistências também”
Neilton, atacante do Guarani
Missão cumprida
A Ponte Preta confirmou o primeiro lugar da Série A2. A regularidade da Macaca foi o principal ponto comemorado pelo torcedor. A partida contra o Novorizontino, fora de casa, foi a única derrota em 13 jogos. Muitas lições foram extraídas naquele jogo, principalmente sobre escolhas defensivas e posicionamento dos jogadores. Agora, a Macaca apenas cumpre tabela contra Comercial e Noroeste.
Aprendizados
A classificação na primeira colocação da A2 não garante o acesso. O regulamento da competição é muito exigente e muitas vezes injusto. Em 2021, o Oeste terminou na liderança e caiu na semifinal para uma equipe que fez 13 pontos a menos. Vale lembrar que apenas a Portuguesa conseguiu terminar a primeira fase na ponta da tabela e depois confirmar a classificação. A Ponte Preta ainda precisa levar a competição muito a sério.
Agenda
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai confirmar data e horário do jogo entre Ponte Preta e Brasil de Pelotas pela segunda fase da Copa do Brasil. A partida será disputada no Bento Freitas, em Pelotas, no Rio Grande do Sul, dia 8 ou 15 de março, valendo R$ 2,1 milhões para a Macaca em caso de avanço no torneio. Não há vantagem do empate - que se ocorrer vai levar o jogo para os pênaltis. Trata-se de uma boa oportunidade para a Macaca fazer um bom caixa.
Estilos diferentes
O meia Bruninho afirmou, em entrevista coletiva, que os estilos de Moisés Moura e Mozart são diferentes. Mas quais foram as principais mudanças apresentadas pelo Guarani contra a Inter de Limeira? O primeiro ponto é que os jogadores tiveram mais autonomia dentro de campo. Moisés não é adepto de improvisações e traçou bem as funções. Isso gerou mais confiança para boa parte dos jogadores, como os casos de Bruno José e do próprio Bruninho.
Taticamente
O Guarani não apresentou e não deve apresentar grandes variações táticas, mas Moisés Moura não deve escalar Alvariño como lateral ou Alan Santos como segundo volante. A ideia é que cada jogador seja utilizado na sua própria característica. O Bugre deve aproveitar a partida contra o Palmeiras para fazer novas observações pensando na Série B. A partida também servirá como teste de fogo para Moisés Moura, pois o Palmeiras é o lider do Paulistão e está invícto.
Novo ataque?
Neilton e Bruno Mendes podem formar um ataque interessante na sequência da temporada para o Guarani. Mas o torcedor vai precisar de paciência. Neilton está adquirindo a melhor forma física agora, enquanto Bruno Mendes não joga há quatro meses. Com tempo e entrosamento, a dupla pode render bons resultados para o Alviverde. Os testes poderão ser feitos durante a Taça Independência.
Recuperação
O São Paulo ainda sonha com a possibilidade de contar com Calleri na fase do mata-mata do Paulistão 2023. O atacante, que sofreu uma grave contusão no tornozelo direito, é avaliado diariamente pelo Departamento Médico do clube. Embora as chances de um retorno imediato sejam remotas, especialistas acreditam que há possibilidade de recuperação sem a necessidade de procedimento cirúrgico. O centroavante esteve em campo pela última vez na derrota por 1 a 0 contra o São Bernardo, no Estádio do Morumbi, no último sábado.