XEQUE-MATE

Autoavaliação positiva

Jary Mércio
15/04/2023 às 10:03.
Atualizado em 15/04/2023 às 10:03
Presidente da Câmara de Campinas, vereador Luiz Rossini (PV) (Câmara Municipal de Campinas)

Presidente da Câmara de Campinas, vereador Luiz Rossini (PV) (Câmara Municipal de Campinas)

O presidente da Câmara de Campinas, vereador Luiz Rossini (PV), fez uma avaliação dos 100 dias de sua gestão iniciada em 1º de janeiro e —ninguém esperaria o contrário — considerou positiva a performance da casa no período. “Vendo o que foi feito até agora, verificamos bons resultados em diversas frentes. É claro que ainda há muito para ser feito e estamos prontos para isso, vamos continuar trabalhando duro. Mas (...) observar este período inicial nos deixa satisfeitos pela certeza de que estamos cumprindo com nossas obrigações na condução do legislativo”, disse Rossini.

Economias realizadas 

Entre os pontos que considera positivos de sua gestão, Rossini destacou a responsabilidade financeira e “economias realizadas pela casa”, as pautas “mais qualificadas” nas reuniões ordinárias e as “ações de transparência e contato com a população”. No item “responsabilidade financeira”, o presidente da Câmara informa que a casa “vem mantendo investimentos conscientes com o dinheiro público, sempre com a preocupação em gastar menos quando possível.” Exemplo dessa economia, conta Rossini, seriam as “ licitações bem executadas”, pois, “graças a elas, nestes poucos mais de três meses a casa gastou cerca de 30% a menos do que o estimado nos processos de compras efetivados.” 

FRASE

“Nada mais justo que (os agentes de saúde e endemias) sejam valorizados, inclusive com a verba que já é repassada pela União”

Paulo Bufalo (PSOL), vereador de Campinas, em pedido de esclarecimentos ao prefeito Dário Saadi (Republicanos) sobre os valores repassados ao município pela União a título de incentivo financeiro aos agentes comunitários

Temas importantes 

No item qualificação da pauta, o presidente da Câmara destacou os “debates e audiências que discutem temas importantes para a cidade, como BRT, arborização, autismo, doenças raras, requalificação do centro, enchentes e – em especial neste ano de 2023 - sobre a segurança nas escolas.” Também foi destaque no balanço feito por Rossini de sua gestão até aqui a conclusão da reforma das instalações da Câmara, “justamente para possibilitar que os vereadores tivessem melhores condições de exercer as atividades legislativas e a população, mais comodidade para acompanhar e participar das ações da Câmara”. 

Incentivo financeiro 

Os vereadores Paulo Bufalo (PSOL), Cecílio Santos (PT) e Guida Calixto (PT) protocolaram requerimento junto à mesa da Câmara solicitando da Prefeitura esclarecimentos sobre os valores repassados ao município pela União a título de incentivo financeiro aos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. O questionamento se embasa nos termos das portarias do Ministério da Saúde e em leis e decretos federais. 

Quanto foi 

Os vereadores e a vereadora questionam qual o valor repassado pela união no ano de 2022 a título de incentivo financeiro adicional em cumprimento à política de valorização dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. Bufalo, Cecílio e Guida também querem saber de que forma o incentivo financeiro aos agentes foi investido no ano de 2022, inclusive com o detalhamento financeiro do gasto desse valor, conforme informações do Fundo Nacional de Saúde (do incentivo financeiro complementar e não do piso salarial). Por fim, o trio de parlamentares questiona o porquê desse valor não ser pago diretamente aos agentes. 

Valorização 

“Os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias estão na linha de frente na atuação de orientação e atenção primária. São fundamentais na saúde preventiva e no controle endemias. Portanto, nada mais justo que sejam valorizados, inclusive com a verba que já é repassada pela União para essa finalidade”, comenta Paulo Bufalo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por