EDITORIAL

Após 30 anos, uma boa notícia para a região

Do Correio Popular
29/06/2022 às 09:22.
Atualizado em 29/06/2022 às 09:22
Atualmente, a ligação entre as cidades e feita de forma improvisada (Gustavo Tilio)

Atualmente, a ligação entre as cidades e feita de forma improvisada (Gustavo Tilio)

Depois de 30 anos se arriscando, todo santo dia, para atravessar a linha férrea por uma viela clandestina, cheia de entulho e lixo e sujeita ao ataque de marginais, os moradores de Hortolândia e Sumaré, finalmente, parecem que terão uma antiga demanda atendida. Estamos falando da construção de um viaduto de 730 metros de extensão sobre a estrada de ferro da América Latina Logística, que deve começar na próxima segunda-feira, segundo anunciou o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), que esteve ontem em Sumaré para assinar a ordem de serviço para o início dos trabalhos. Além de solucionar um grave problema de mobilidade urbana entre os dois municípios, o elevado também deverá desafogar outras artérias do trânsito, que afetam indiretamente a circulação de veículos na confluência entre as cidades de Sumaré, Hortolândia e Campinas.

A construção do viaduto consumirá R$ 35,7 milhões, conforme anunciou o governador em mais uma passagem pela nossa região. Além disso, o chefe do Executivo paulista inaugurou ontem o novo Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço (IOU) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), um investimento de R$ 33 milhões, oriundos de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pelo Ministério Público do Trabalho, Shell e Basf em função da contaminação pelas empresas de uma área no Recanto dos Pássaros, em Paulínia.

Como não poderia ser diferente, a paciência da população de Hortolândia e Sumaré já havia se esgotado há muito tempo, dado que as promessas de resolução do problema foram se sucedendo ao longo desse período, frustrando, repetidas vezes, a expectativa dos cidadãos. Ontem, a reportagem do nosso jornal esteve no local e pôde constatar a insatisfação das pessoas, ainda desconfiadas do anúncio oficial do início das obras. Evidentemente, as autoridades não poderiam esperar outra reação dos moradores, uma vez que seria impossível evitar um desgaste ao longo de uma espera de três décadas.

De todo modo, com o dinheiro empenhado e a ordem de serviço assinada pelo governador Rodrigo Garcia na frente de todos os presentes, há que se crer que, desta vez, o viaduto será construído, solucionando, definitivamente, o grave problema de mobilidade urbana. A previsão do governo estadual é de que a construção do pontilhão seja finalizada em 18 meses, sendo entregue em fevereiro de 2024. Resta agora à população fiscalizar e cobrar a entrega da obra no prazo estabelecido.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por