XEQUE-MATE ECONOMIA

Ano Novo Chinês

Esféfano Barioni
24/01/2023 às 11:05.
Atualizado em 24/01/2023 às 11:05
Ano Novo Chinês (Wikimedia Commons)

Ano Novo Chinês (Wikimedia Commons)

Neste domingo que passou, dia 22 de janeiro, tivemos o Ano Novo Chinês, também chamado de Festival do Ano Novo Lunar. Segundo o horóscopo chinês, esse é o ano do coelho, signo que é associado a características de boa diplomacia e habilidades políticas, além de ser um símbolo de fertilidade e também de boa ventura financeira e boa sorte em geral. No início do ano novo chinês, o que podemos esperar da economia chinesa e suas influencias sobre a economia do mundo?

Economia

A China é atualmente a segunda maior economia do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos em valor total do PIB gerado. Além disso, a economia chinesa é a que mais cresceu no mundo nas últimas décadas. A China passou por um rápido processo de industrialização a partir dos anos 80 e hoje é responsável por grande parte dos produtos manufaturados que são produzidos em 
todo o mundo. Em alguns segmentos, a China domina quase totalmente a fabricação mundial.

FRASE

“Com todos os seus defeitos, o mercado global torna a guerra menos provável, mesmo entre
Estados Unidos e China.”

Umberto Eco, escritor italiano

Crescimento
Nos últimos 20 anos, a economia chinesa cresceu a um ritmo médio de impressionantes 8,65% ao ano. Isso em termos reais, já descontada a inflação. Para se ter uma ideia, nesse mesmo período de 20 anos, a economia dos Estados Unidos teve um crescimento real médio de 1,97% ao ano, um nível quase igual ao crescimento médio da economia brasileira, que foi de 2,02% ao ano, mesmo com o Brasil partindo de uma base significativamente menor.

PIB
Seguindo nesse mesmo ritmo, antes de 2030 a China ultrapassará os Estados Unidos e se tornará a principal economia mundial, em termos do PIB gerado. Mesmo que as taxas de crescimento da economia chinesa caiam pela metade do que foi observado nos últimos 20 anos e os Estados Unidos mantenham seu ritmo atual, antes de 2040 a economia chinesa já representará o maior PIB do planeta.

População
Pela primeira vez desde a década de 1960, a população chinesa começa a encolher. A política de filho único, imposta pelo governo para controlar o crescimento populacional já não existe há anos, mas mesmo assim os casais não têm tido mais do que um filho. É difícil reverter um hábito adquirido. Por volta da metade deste ano, a Índia ultrapassará a China, tornando-se o país mais populoso do mundo.

Esfriamento
Uma população que não cresce, vai naturalmente envelhecendo e o potencial de crescimento econômico começa a diminuir. Além disso, outros fatores devem começar a refrear o ritmo chinês, como maiores disputas econômicas com o ocidente, como visto na “guerra” comercial envolvendo China e Estados Unidos sobre o fornecimento da tecnologia 5G. Outro ponto importante será a questão do Covid-19 no país.

Covid-19
Com uma população de 1,4 bilhão de habitantes, a taxa de vacinação do país foi muito baixa. A política de tolerância zero contra o Covid-19 foi abandonada, depois que a intensa repressão utilizada para manter lockdowns regionais passou a gerar protestos dentro e fora do país. Uma nova onda de Covid-19 poderia surgir após as festividades de Ano Novo, mas alguns especialistas dizem que isso tende a não acontecer pois a maioria da população já teria contraído o vírus.

Mundo
Se novos surtos de Covid-19 surgirem no país, isso certamente terá reflexos na economia chinesa e mundial. A China tem 17,8% da população mundial e é responsável por 18,3% de todo o PIB do mundo (em comparação, o Brasil tem 2,7% da população do mundo e representa 1,7% do PIB mundial). Como diz um colega, se você quer saber o que acontecerá com o mundo, olhe primeiro o que acontecerá com a China.

Trajetória
A China é o maior parceiro comercial do Brasil, sendo responsável por 27% de todas as nossas exportações e fornecendo 22% de tudo o que o Brasil importa. O desempenho da economia chinesa é e continuará sendo muito importante para o Brasil. Que o ano chinês do coelho seja um ano de diplomacia, boa política e boa sorte na economia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por