Guarani (Reprodução)
Data de aniversário é tempo de reflexão e renovação. Por isso hoje torcedores bugrinos celebram a história do Guarani, com a oportunidade de conectá-la com o presente e o futuro. Na Praça Carlos Gomes, uma placa, chamada de “Marco Zero”, lembrará o local onde nasceu o clube, cuja trajetória é marcada por grandes transformações, que seriam inalcançáveis não fossem o sonho e a luta de alguns.
Resgate
Importantíssimo o trabalho de um grupo de bugrinos que investe seu tempo no resgate da história do clube. Trata-se de um trabalho de fôlego, que leva em conta registros atualizados conforme as novas descobertas ocorrem. É preciso que essa memória seja preservada. Infelizmente, a inauguração do “Marco Zero” hoje, na Praça Carlos Gomes, onde “nasceu” o Guarani, acontece após o antigo ter sido alvo de vandalismo.
FRASE
“Se fui roubado? Obviamente”.
Lewis Hamilton, piloto da F-1, sobre o Campeonato da categoria de 2021
Caminho facilitado
A tabela da CBF reserva o encontro entre Ponte Preta e Santos na quinta rodada da Série B. Antes disso, a Macaca vai enfrentar oponentes que estão em crise técnica ou ainda precisam administrar demandas do calendário ou eliminações dos campeonatos estaduais. Ou seja, abre-se uma possibilidade de a Macaca somar pontos antes do confronto diante do finalista do Campeonato Paulista.
Coritiba em crise
O técnico Guto Ferreira não é unanimidade no Alto da Glória. Pelo contrário. Muitos pedem sua demissão principalmente depois da queda nas semifinais do Campeonato Paranaense para o Maringá, quando perdeu o primeiro jogo por 2 a 0 e colheu um empate sem gols no estádio Couto Pereira. Ou seja, a Ponte Preta terá um adversário na estreia que vive um momento turbulento.
Visitante
O segundo desafio será contra o Goiás, que ainda tenta assimilar a queda nas quartas de final do estadual para o Goiânia, quando colheu um empate por 0 a 0 nos 90 minutos iniciais. Depois, veio a igualdade por 1 a 1 no jogo derradeiro e a equipe perdeu na decisão por pênaltis por 3 a 2. Como participou da divisão de elite em 2023, a pressão por uma boa campanha será intensificada. A Macaca pode aproveitar este cenário adverso.
Forte ou fraco?
Recentemente promovido para a Série B, o Amazonas é o oponente da terceira rodada no Majestoso e pode engrossar o caldo, pois mostrou eficiência ao assegurar classificação à final do Campeonato Amazonense. A qualidade técnica da competição está muito aquém do Paulistão. Pode virar uma presa fácil para a Macaca, caso emplaque um bom futebol.
Osso duro?
Antes do jogo contra o Santos, o desafio será contra o Operário-PR, no estádio Germano Kruger. No Campeonato Paranaense, o Fantasma caiu diante do Athlético-PR. Foi a quarta eliminação seguida nesta fase. Como retorna à segundona, certamente cada jogo em casa será tratado como decisão. Partida dura.
Robinho
Robinho deixou o isolamento no último domingo e agora divide cela com outro detento no complexo penitenciário de Tremembé, no interior de São Paulo. O jogador foi preso no dia 21 de março para cumprir nove anos em regime fechado por estuprar uma mulher na Itália no ano de 2013. O atleta alega inocência. O atacante estava isolado de outros detentos desde a data da prisão para se adaptar às atividades. Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) de São Paulo, Robinho está em uma cela de oito metros quadrados.
Botafogo-RJ
A partida de domingo contra o Boavista, pela final da Taça Rio, teve importância especial para um jogador do Botafogo. Após 400 dias afastado dos gramados, em razão de uma grave lesão no joelho esquerdo, o volante Patrick de Paula voltou a jogar uma partida oficial. O jogador de 24 anos entrou em campo aos 23 minutos do segundo tempo, substituindo Kauê. O Botafogo já vencia o Boavista por 2 a 0 no Engenhão, sacramentando o título da Taça Rio, o torneio de consolação do Campeonato Carioca, e a vaga na Copa do Brasil de 2025.
COLABORARAM: ELIAS AREDES E SILVIO BEGATTI