XEQUE-MATE ESPORTE

Ampliação

Ângelo Barioni
15/02/2023 às 10:26.
Atualizado em 15/02/2023 às 10:26
Sede da CBF (Lucas Figueiredo/ CBF)

Sede da CBF (Lucas Figueiredo/ CBF)

Os clubes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro aprovaram nesta terça-feira a ampliação do limite de estrangeiros relacionados por partida em competições organizadas pela CBF. Os dirigentes dos principais times do futebol nacional se reuniram na sede da CBF para o Conselho Técnico do Brasileirão. Antes, cada equipe podia relacionar apenas cinco jogadores nascidos fora do País para uma partida. Agora, poderão contar com até sete atletas estrangeiros, sendo, no máximo, cinco em campo ao mesmo tempo.

Ampliação 2

O São Paulo é o clube mais beneficiado com a decisão tomada. Com 8 estrangeiros no elenco, o técnico Rogério Ceni poderá relacionar até sete em uma partida. Como o Campeonato Paulista já iniciou, a regra passará a ser válida nas competições a seguir, como Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, entre outras. Já na Libertadores e na Copa Sul-Americana, organizadas pela Conmebol, não há limite de estrangeiros. 

FRASE

"O clube tem que ser punido por não ter conseguido educar o torcedor que entra no seu estádio”

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF

Calendário
A Ponte Preta seguirá sem folga nos próximos dias. Com média de um jogo a cada três dias, a Macaca jogou 10 vezes em pouco mais de um mês. Na próxima semana, a equipe teria folga, mas a Federação Paulista confirmou que a partida contra o Primavera passou para o dia 22. A mudança ocorreu por conta do jogo do dia 28, diante do Fluminense, na Copa do Brasil. 

Segurança
Outra mudança confirmada pela FPF envolve a partida contra o Lemense, dia 25. A partida mudou das 17h para às 11h após um pedido da Polícia Militar. O Guarani joga no mesmo dia, em Limeira, às 16h. Para diminuir os riscos de confrontos, a FPF mudou o jogo da Macaca.

Desgaste 
O técnico Hélio dos Anjos voltou a criticar o calendário do futebol brasileiro. Segundo o comandante pontepretano, o amontoado de jogos torna inviável a repetição da escalação de um jogo para outro por conta do desgaste físico dos atletas. A comissão técnica optou pelo rodízio para diminuir as chances de lesão muscular.

Promessa
O atacante Kaique Henrique, de apenas 17 anos, é uma das novas apostas do técnico Mozart no Guarani. O jogador foi inscrito no Campeonato Paulista e herdou a última vaga na lista principal. A ideia é que Kaique seja utilizado gradativamente no profissional. Ele foi artilheiro do sub-17 em 2022 com nove gols e chegou a integrar o plantel do sub-20.

Bruno Mendes
Kaique foi inscrito no Paulistão na vaga que seria de Bruno Mendes. No entanto, o atacante de 28 anos ainda vai precisar de aproximadamente três semanas para entrar em forma física. A tendência é que ele seja utilizado no Troféu do Interior - agora chamado de Independência - ou nas quartas de final em caso de classificação do Bugre. 

Jogo duro
A reportagem do Correio publicou, na edição de terça-feira, o interesse de clubes paulistas pelo volante Richard Ríos. Representantes do jogador confirmaram sondagens de Bragantino e Santos, mas nenhuma proposta foi apresentada. A diretoria alviverde promete jogo duro. Recentemente, uma proposta de R$ 4 milhões do Bolívar foi recusada. O interesse é lucrar pelo menos R$ 15 milhões com o colombiano. Há otimismo que uma boa venda possa ser feita antes da Série B.

Penalidade
A CBF quer dar um basta em qualquer tipo de ofensa racial no futebol brasileiro. Para isso, a entidade que comanda o futebol no país anunciou punições mais pesadas aos clubes em casos de racismo, que vão de multa, perda de mando de campo a até perda de pontos. A proposta partiu do próprio presidente da entidade Ednaldo Rodrigues

Apito

A Federação Paulista de Futebol definiu o árbitro e o VAR do clássico entre Corinthians e Palmeiras, válido pela 9ª rodada do Campeonato Paulista. A partida acontece nesta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena. Pela segunda vez consecutiva, o dono do apito no Dérbi será o experiente Raphael Claus. Já o responsável pelo VAR será Marcio Henrique de Gois. A designação de ambos para o clássico aconteceu em Audiência Pública transmitida de forma online nos canais da FPF.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por