xeque-mate

A voz que vem do alto

Luiz Saviani Rey
18/05/2022 às 18:52.
Atualizado em 19/05/2022 às 09:20

A norte-americana Elizabeth Bagley disse confiar nas instituições democráticas brasileiras (Divulgação)

A embaixada estadunidense em Brasília, representando o governo Joe Biden (Democratas), deu nesta quarta-feira (18) o tom de seu posicionamento ante as eleições brasileiras de outubro. Elizabeth Bagley, indicada em sabatina no Senado dos EUA para ocupar o cargo de embaixadora neste país, disse confiar nas instituições democráticas brasileiras, que elas estão preparadas para resistir a pressões antidemocráticas
e ameaçadoras. “Temos confiança na base institucional”, disse ela. Bagley tem experiência de 30 anos com eleições. 

EMPLACANDO SIMONE

A chamada terceira via, tão desejada por partidos de centro, em ampla aliança envolvendo o PSDB, MDB e Cidadania, entre outras siglas, parece mesmo ter se esvanecido na densa bruma
da indecisão das lideranças desses grupos . Ontem, ante a indefinição de seus pares, a direção nacional do MDB começou a cogitar lançar a candidatura da senadora Simone Tebet (MS) à Presidência da República - como candidata própria, sem a adjunção de outras agremiações. 

FRASE

"Apesar dos comentários (de Bolsonaro) temos confiança de que as eleições serão livres e justas”.
Elizabeth Bagley, embaixadora dos EUA no Brasil

REUNIÃO ADIADA

Ficou para a próxima semana a extensão da reunião da Executiva Nacional do PSDB com objetivo de definir a candidatura de João Doria à Presidência.

REUNIÃO ADIADA 2

Na terça-feira, os caciques tucanos indefiniram a decisão e decidiram chamar Doria e o governador Rodrigo Garcia. Doria não compareceu e reclamou de “conflitos de agendas”.

SANTO ANTÔNIO

Em clima meio secreto e em cerimônia simples, Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à Presidência da República pelo PT, casou-se às 19 horas de ontem com a socióloga Rosângela Silva, a Janja.

SANTO ANTÔNIO 2

O casamento ocorreu em São Paulo, com poucos convidados, entre 100 e 120 pessoas, entre elas as estrelas musicais: os cantores Daniela Mercury, Chico Buarque, Gilberto Gil. De político, Fernando Haddad e Geraldo Alckmin.

SANTO ANTÔNIO 3

Após a cerimônia de casamento, Lula estenderá a Lua de Mel até a segunda-feira, 23, deixando de lado a agenda da campanha.

ALVO ELEITORAL

O presidente Jair Bolsonaro ingressou com representação para que a Procuradoria Geral da República (PGR) investigue o ministro do STF Alexandre de Moraes, um dia após Dias Toffoli ter rejeitado denúncia contra Moraes. A bronca de Bolsonaro tem fundo: Moraes vai presidir o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ns eleições.

SWEET MEMORIES

Jonas Donizette, ex-prefeito de Campinas e líder estadual do PSB, usou ontem o Facebook para sensível lembrança e memória do sobrinho, o ex-deputado federal Luiz Lauro Filho, morto há dois anos.

CRIMES RACIAIS

A vereadora Mariana Conti (PSOL) reuniu assinaturas suficientes para a abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o que chama de “escalada de ocorrências de violência nazifascista e racista” na cidade.

CRIMES RACIAIS 2

O Senado Federal começou a analisar ontem a MP sobre injúria racial em locais públicos. Segundo o Portal Senadonotícias, atualmente, a injúria racial está tipificada no Código Penal (Decreto-Lei 2.848, de 1940), que prevê pena de reclusão de um a três anos e multa, sem fazer referência ao local onde ocorre como agravante.

FINANÇAS NOTA “A”

Pela segunda vez consecutiva a Prefeitura de Jaguariúna obteve o melhor índice de avaliação da capacidade de pagamento (Capag), do Tesouro Nacional. A nota “A” obtida “demonstra a seriedade da Administração e é motivo de orgulho”, disse o prefeito Gustavo Reis (MDB).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por