editorial / do correio popular

A reforma do Calçadão da 13 de Maio

Do Correio Popular
19/07/2022 às 20:17.
Atualizado em 20/07/2022 às 08:43

A principal rua do comércio tradicional do Centro de Campinas, a 13 de Maio, passará por mais uma reforma (Cedoc)

A principal rua do comércio tradicional do Centro de Campinas, a 13 de Maio, passará por mais uma reforma, no escopo da requalificação da região central, a exemplo da Avenida Campos Sales, cujo projeto está sendo remodelado para reduzir os custos e o impacto das obras sobre o faturamento do comércio local. O shopping ao ar livre do Calçadão da 13 é um ícone campineiro, que resiste à modernidade dos grandes centros de compra, atraindo milhares de consumidores que sobem e descem a via em busca de artigos de vestuário, calçados e uma grande variedade de artigos à venda em estabelecimentos tradicionais, boa parte deles funcionando há décadas na região.

Os 800 metros da rua serão reformados até o final deste ano, adequando o espaço para o primeiro Natal após a pandemia em que se espera uma recuperação mais robusta das vendas, apesar da crise econômica e o descontrole inflacionário que assolam o país. A proposta de remodelação urbanística do Calçadão foi apresentada ontem pela Prefeitura aos lojistas e diretores da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic), cujas obras serão executadas pela construtora vencedora do chamamento público aberto no início de julho para doação e instalação da decoração e mobiliário urbano escolhido para enfeitar a via. Para reparar um erro de projeto da reforma de 2003, os cabos de energia serão desenterrados e voltarão a ser suspensos em postes de iluminação. A medida se justifica para dar maior segurança e melhorar o fornecimento de energia aos lojistas, que, desde a última intervenção, enfrentam problemas, com frequentes cortes no fornecimento, principalmente no período de chuva.

Além disso, a rua será inteiramente coberta com uma estrutura composta por 950 guarda-chuvas coloridos, sustentados por treliças de metal, ao longo de seis quarteirões desde a Estação Cultura até a Catedral Metropolitana. O material escolhido para a cobertura dará maior conforto aos usuários, com sombra em dias mais quentes e proteção em períodos chuvosos, mantendo o espaço arejado. Para completar, o Calçadão da 13 receberá pufs redondos, bancos retangulares vazados e lixeiras, todos confeccionados em concreto, proporcionando um ambiente mais acolhedor e aprazível aos frequentadores. O plano de reforma da Rua 13, apresentado pela Prefeitura, foi bem recebido pelos lojistas, bem como o anúncio da revitalização de quatro prédios históricos centenários - o Mercado Municipal, Palácio dos Azulejos, Pátio Ferroviário e Palácio da Mogiana. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por