Fachada do Supremo Tribunal Federal (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Que está acima de qualquer coisa, autoridade máxima, sabedoria, são conceitos e palavras que define "Supremo", e dessa forma foram considerados, até há pouco tempo, os integrantes do Supremo Tribunal Federal, que sempre foi considerado a casa dos sábios do Direito e respeitados quase como divindades.
...vamos chegar?
Suas sessões de julgamentos são transmitidas ao vivo e seus votos conh’ecidos e transparentes. Além de serem verdadeiras aulas onde as divergências se operam no campo das ideias, os resultados transformam-se em "Súmulas" consolidadas em "jurisprudências".
...partindo...
Os Ministros do STF são indicados pelo Presidente e referendados pelo Senado, e historicamente sempre as indicações premiavam carreiras dedicadas ao Direito, notório saber e indiscutível conceito social de honradez e dignidade.
...de agora?
Esses valores tornaram-se secundários, superados por conceitos que vão de serem "terrivelmente evangélicos" a "advogados do Presidente."
"Um disse que o escolhido deveria ser seu amigo a ponto de "tomarem tubaína juntos" e o atual disse que teria que ser alguém que pudesse ter boas conversas pessoais".
E para frente?
Hoje, pasme, o Presidente Lula afirmou que os votos dos Ministros do Supremo deveriam ou "deverão" serem "secretos, sigilosos". Segundo Lula, a sociedade não precisaria nem deveria saber como votam os Ministros, pois assim ajudaria a diminuir a "animosidade" contra a Suprema Corte.
O Ministro da Justiça Flávio Dino, pretendente à próxima vaga, correu para dizer "amém", concordando e dando razão ao Presidente, em sua inaceitável e inconsequente opinião.
Seria cômico se não fosse trágico.
Perturbação...
A Vereadora Débora Palermo ocupou a tribuna para fazer veemente e pertinente reclamação, em nome dos moradores do São Conrado, Alphaville, Parque Imperador e adjacências, em relação a uma festa no Haras Albar, sob o nome "churrasquinho", cujo barulho atingiu toda a região mencionada.
...da paz e do sossego
Não satisfeitos com os decibéis acima do permitido e aceitável, soltaram muitos fogos perturbando não só os animais domésticos como também os silvestres que habitam a mata da região.
Desrespeitaram também as pessoas altistas, os idosos e os acamados que se incomodaram, e muito, com o barulho produzido na festa "churrasquinho", embora outras do mesmo tipo também causem o mesmo desconforto.
Culpados
A Vereadora Débora vai além, ao afirmar que a "festa" foi realizada com Alvará expedido pela Secretaria de Urbanismo, questionando se a Secretaria, ao analisar o requerimento, constatou se havia projeto acústico, pois sem ele não seria possível ter dado a autorização. Ademais, foi numa região de mata, com possível presença de carrapatos estrela, expondo a todos ao perigo de contaminação e risco de morte. Nesse caso, a quem caberia a culpa?
Conclusão
...Concluiu afirmando que ninguém é contra a realização de festas, mas que sua aprovação seja dada após a apresentação de Projeto Acústico, como fez a Fazenda Margarida, e que sua realização não fira o direito das pessoas da redondeza à paz, ao sossego e a tranquilidade.
ORDEM DO DIA
Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes
Isaac Newton