EDITORIAL

A nota ‘A’ da Fitch Ratings para a Sanasa

Do Correio Popular
18/08/2022 às 11:33.
Atualizado em 18/08/2022 às 11:33
Sede da Sanasa, na Avenida da Saudade: “É uma excelente notícia para a empresa e para os nossos clientes", afirmou Manuelito Magalhães (Marcos Lodi)

Sede da Sanasa, na Avenida da Saudade: “É uma excelente notícia para a empresa e para os nossos clientes", afirmou Manuelito Magalhães (Marcos Lodi)

Os seguidores do neoliberalismo, do desmonte do aparelho estatal e da privatização desmesurada dos serviços públicos deveriam vir a Campinas para estudar o exemplo da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa). A companhia de capital misto - controlada quase que integralmente pela Prefeitura de Campinas - foi classificada com a nota máxima emitida por uma conceituada agência de cálculo de risco e análises financeiras. A Fitch Ratings, sediada em Nova York (EUA), classificou a Sanasa com um "A" no quesito do Rating Nacional de Longo Prazo e Com Perspectiva Estável e grau de "Investment Grade", o que significa que a corporação desfruta de boa saúde financeira e condições de honrar os pagamentos de suas obrigações.

O presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães, comemorou a notícia e isso não é para menos. Afinal, trata-se do reconhecimento de um trabalho bem-sucedido à frente de uma estatal municipal, que responde pelo saneamento básico da cidade. Como bem avaliou Manuelito, a classificação máxima emitida pela Fitch Ratings é um aval extremamente importante vindo de uma agência internacional que detém alto respeito no mercado. Significa o reconhecimento de que a Sanasa trilha um caminho seguro, cumprindo as metas e objetivos. Além disso, é um sinal evidente de que a empresa está preparada para receber novos investimentos que retornarão em obras e melhoria dos serviços, elevando a qualidade de vida do cidadão campineiro. O desempenho da Sanasa, certificado pela agência norte-americana, desmonta a tese sustentada pelos defensores do Estado mínimo, que tratam do assunto como se fosse uma verdade. Privatização nem sempre será sinônimo de entrega de resultados, saúde financeira e atendimento das necessidades do cliente. Não importa se controlada pelo Estado ou iniciativa privada, o sucesso de uma companhia dependerá das práticas administrativas, da solidez ética de seus gestores, da assertividade administrativa e do cumprimento de sua missão corporativa, associada à política pública definida por seus controladores governamentais.

Com 1,2 milhão de clientes atendidos por uma das melhores redes de fornecimento de água potável da América Latina e com quase 100% do esgoto coletado e tratado, a Sanasa atingiu a excelência operacional. Agora, está apta a receber novos investimentos, elevando a qualidade de sua prestação de serviços. Em nome do seu presidente Manuelito Magalhães, parabenizamos a todos os funcionários da Sanasa por essa conquista.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por