editorial

A força do empresariado campineiro

Do Correio Popular
29/03/2022 às 21:02.
Atualizado em 30/03/2022 às 11:15
A Rodada de Negócios, organizada pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo - Regional Campinas, voltará a ser presencial (Divulgação)

A Rodada de Negócios, organizada pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo - Regional Campinas, voltará a ser presencial (Divulgação)

Contrastando com a atmosfera macroeconômica turvada por variáveis preocupantes, como a inflação em disparada, juros elevados, reformas emperradas, PIB em marcha lenta e especulações sobre possíveis guinadas heterodoxas na política de formação de preços em setores estratégicos, o ecossistema empresarial campineiro proporciona um show de dinamismo e inovação na consagrada Rodada de Negócios, organizada pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo - Regional Campinas (Ciesp-Campinas). Devido à pandemia, os encontros presenciais ficaram suspensos nesse período. Agora, com a vacinação em massa e a consequente melhora no quadro epidemiológico, esse encontro de negócios voltará a ser realizado presencialmente com total segurança e o otimismo renovado

A próxima rodada está marcada para 19 de abril, após três anos de paralisação. Lideranças empresariais da região aguardam com ansiedade esse acontecimento, que deverá ser marcado como o ponto de virada no pós-pandemia, com geração de empregos e renda na Região Metropolitana de Campinas. A expectativa dos empresários é a de movimentar um volume de negócios até dez vezes superior ao longo dos próximos meses. São esperadas mais de 150 indústrias e 900 reuniões de negócios, numa grande festa do empreendedorismo. Trata-se de uma salutar e criativa fórmula de aquecer a economia paulista, com reflexos importantes no PIB nacional. Num mesmo ambiente, representantes de 12 empresas consideradas âncoras - incluindo os gigantes da indústria automobilística, tecnologia, inovação, química, medicamentos, logística e alimentos -, arrastam os demais participantes de médio e pequeno porte, gerando uma onda virtuosa de contratos, com um intenso movimento de compra, venda e fechamento de parcerias nos mais diversos segmentos.

Encontros como esse servem para demonstrar que a livre iniciativa, associada ao liberalismo econômico num ambiente favorável aos negócios, é a melhor receita para o desenvolvimento da região e do país. Nesse contexto, a classe empresarial brasileira pode exercer com vigor e amplitude toda a sua criatividade e competência. Em Campinas, o governo municipal não poupa esforços para pavimentar o caminho do crescimento. Com espírito e visão de quem enxerga adiante o movimento das peças no tabuleiro do xadrez econômico, o prefeito Dário Saadi editou um ousado e inédito pacote de benefícios fiscais, o que tornará a cidade ainda mais atrativa do ponto de vista dos investimentos no capital produtivo. Agora, é torcer para que essa mesma sensibilidade contamine o movimento pelas reformas e ajuste fiscal do país.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por