Tarcísio Gomes de Freitas (Marcelo Camargo/ Agência Brasil)
A perspectiva de vitória do ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas para o governo do Estado de São Paulo, em 30 de outubro, já abre discussões internas ao seu partido, o Republicanos, em torno da sucessão na Prefeitura de Campinas, nas eleições municipais de 2024. Pertencente ao mesmo partido de Tarcísio, o prefeito Dário Saadi já participa de conversações com próceres da agremiação política, visando a trabalhar, a partir de 2023, a sua possível reeleição para o Palácio dos Jequitibás.
O NOIVO VOLÚVEL
Cogitado para concorrer ao Senado na chapa de Gomes da Silva, o apresentador José Luiz Datena desistiu da corrida eleitoral para ingressar em um campo nebuloso e indefinido. Na semana passada, durante entrevista à imprensa, no Palácio do Planalto, Datena permaneceu ao lado de Jair Bolsonaro o tempo todo. Logo após, anunciou sua neutralidade, por conta do exercício do jornalismo. No domingo, Datena jantou com Lula na casa de Márcio França. Apoio? Nada!
FRASE
“A sonegação de informação sobre motivos para o indeferimento do recurso de multas pela JARI prejudica o impetrante.”
Paulo Bufalo (Psol), vereador à Câmara Municipal de Campinas
VOTO NA URNA
A nova composição das bancadas na Câmara dos Deputados, mais uma vez deixa evidente as questões críticas do sistema eleitoral brasileiro: dos 513 parlamentares eleitos em 3 de outubro, apenas 28 se elegeram com seus próprios votos.
VOTO NA URNA 2
O levantamento é do Portal “Congresso em Foco”, mostrando que um para cada 18 candidatos - agora eleitos -, teve votação nominal. Ocorre que a eleição para a Câmara Federal é proporcional. Nem sempre os mais votados são eleitos.
VOTO NA URNA 3
Há um quociente eleitoral que resulta da divisão dos votos válidos - excluídos os nulos e brancos -, pela quantidade de cadeiras atribuídas a cada estado.
VOTO NA URNA 4
Assim, as vagas são rateadas entre os vários partidos de acordo com o número de vezes que alcançarem esse quociente.
VOTO NA URNA 5
Os mais votados, individualmente, em cada legenda, são eleitos, ainda que não tenham alcançado votação individual expressiva.
************
Entre os que se elegeram por si mesmos, estão Guilherme Boulos (Psol), Gleisi Hoffmann (PT), Eduardo Pazuello (PL), Tábata Amaral (PSB), Eduardo Bolsonaro (PL), Deltan Dallagnol (Podemos) e Arthur Lira, atual presidente da Casa.
APOSTÓLICOS
Luiz Inácio Lula da Silva dá uma de “apóstolo” e manda carta aos evangélicos, Jair Bolsonaro vai à Aparecida do Norte, na caça aos votos dos católicos. Tudo pela fé. É fé demais...
BOLA NA REDE
Dário Saadi lançou oficialmente o “Jogo da Família”, ontem, na Sala Azul, no Paço Municipal. O evento beneficente, idealizado pelo craque Amoroso, será realizado no dia 12 de novembro, no estádio Brinco de Ouro, com entrada gratuita.
TRANSPARÊNCIA
Paulo Bufalo, vereador do Psol, tem projeto de lei que obriga a Junta Administrativa de Recursos e Infração (JARI), da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas. a Emdec, a informar aos impetrantes os motivos pelos quais tiveram indeferidos seus recursos a infrações de trânsito.
ACIDENTE AÉREO
Edna Vantini Tralli, 74. mãe do jornalista César Tralli, da Rede Globo, morreu no domingo, na queda de um avião de pequeno porte na Lagoa de Jurumirim, em Paranapanema, a 271 quilômetros de São Paulo.
✔ Pesquisa Ipec desta segunda-feira: Luiz Inácio Lula da Silva: 51%; Jair Bolsonaro: 42%.