Polícias e fiscais do Detran avaliaram mais de 400 pessoas pelas ruas e avenidas da cidade; seis podem ser condenados
Dezoito motoristas foram flagrados com sinais de embriaguez durante uma operação realizada na sexta-feira (10) e sábado (11) nas ruas e avenidas de Ribeirão Preto. A Operação Direção Segura, feita em conjunto pelo Detran e polícias Civil, Militar e Técnico-Científica, submeteu 404 pessoas ao teste de detecção de álcool no sangue.
Deste total, 12 motoristas tiveram os resultados do teste do bafômetro com até 0,33 mg/l de sangue no etilômetro. Como penalidade, vão pagar multa de R$ 1.915,40, ficar 12 meses sem dirigir e receber sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Esta infração é considerada gravíssima.
Já seis pessoas apresentaram índice positivo a partir de 0,34 mg/l e vão responder processo por crime de trânsito, que pode gerar pena de seis meses a três anos de prisão. Ninguém foi flagrado no teste antidrogas.
O Detran também informou os números das ações feitas em todo o Estado, desde o dia 7 de fevereiro, para coibir motoristas embriagados ao volante. Mais de 3,8 mil passaram pelos testes de detecção de álcool, com 282 apresentando resultado com índice até 0,33 mg/l e outros 77 acima de 0,34 mg/l. Além disso, seis foram flagrados com drogas.
A Operação Direção Segura foi lançada em fevereiro e faz parte do trabalho de fiscalização da Lei Seca no Estado de São Paulo. Além da presença de álcool e drogas no organismo, também é verificado se o condutor está com a documentação em dia, tanto pessoal quanto do veículo.