CAIPIRA IRREGULAR

Operação "Festa na Roça" flagra produtos irregulares

Guloseimas "juninas" apresentaram peso menor em fiscalização do Ipem-SP; em Ribeirão Preto índice de irregularidade chegou a 40%

Guto Silveira
16/07/2013 às 14:35.
Atualizado em 25/04/2022 às 08:40

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) divulgou nesta terça-feira (16) o resultado da operação “Festa na Roça” com a rejeição de 33% dos produtos em todo o Estado de São Paulo. Foram verificados 72 itens e 24 apresentaram diferença de peso para menos. A ação foi realizada simultaneamente nos laboratórios do instituto em Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto e São José dos Campos.

Na regional de Ribeirão Preto, mais de 50% das amostras continham irregularidades. De 51 amostras, 26 apresentaram diferença de peso. A maior irregularidade encontrada foi no pacote de um quilo da cocada branca Coco Bom. As 13 amostras fiscalizadas registraram peso menor. Na média, faltaram 46 gramas (4,6%) mas teve amostra com peso 74 gramas menor, de acordo com o Ipem-SP.

Também foram verificados o doce de goiaba Totó, pacote com 150 gramas com peso menor em seis amostras, uma média de 8,4 gramas (5,6%) e uma delas com menos 24,8 gramas. Os traques Tiziu, caixa com 40 unidades, tiveram 20 amostras vistoriadas e seis apresentaram falta do produto, sendo em uma das caixas faltando cinco unidades. O doce de amendoim Santa Helena, pacote com 1,2 quilo, teve cinco amostras coletadas e uma delas teve peso menor de 21 gramas.

Os fiscais verificaram se a quantidade de cada item era a mesma indicada pelo fabricante na embalagem. Para realizar os exames, foram coletados em diversos pontos de venda fogos de pequena potência (biriba, estalo, traque, fósforo de cor), paçoquinha, pé-de-moleque, enfeites juninos, ingredientes para bebidas quentes (vinho, pinga, canela, cravo), pipoca para microondas, milho, canjica e demais produtos típicos.

Mas as empresas autuadas pelo instituto ainda têm dez dias para apresentar defesa ao órgão, que define, então, as multas a serem aplicadas. No link http://www.ipemsp.com.br/images/pdf/noticias/Resumo%20Geral%20da%20Opera%C3%A7%C3%A3o%20Festa%20na%20Ro%C3%A7a.pdf podem ser acessados todos os dados da fiscalização.

Ipem-SP

O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por mais de 300 especialistas e técnicos, realiza em todo o Estado de São Paulo operações de fiscalizações rotineiras e especiais em todos os instrumentos de medição (balanças, bombas de combustíveis etc.), assim como em produtos têxteis e de certificação compulsória (capacetes de motociclistas, preservativos, cadeiras de carros para crianças etc.).

É seu papel também conferir todos os produtos disponíveis no mercado que já vêm com o peso estampado na embalagem. O consumidor que desconfiar ou encontrar irregularidades em instrumentos de medição, produtos de certificação compulsória ou pré-medidos pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800-013-0522 , de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: [email protected].

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por