CUIDADO

ONGs defendem castração para evitar abandono de filhotes

Além da queda em número de abandono, cirurgia apresenta diversos benefícios para o animal

Redação Bichos e Pets
04/03/2013 às 08:32.
Atualizado em 26/04/2022 às 02:20

A castração de filhotes é defendida por ONGs de defesa dos animais com o objetivo de reduzir os índices de gravidez indesejada e abandono. Mas quem tem um bichinho em casa precisa conhecer o processo, seus benefícios para a saúde do animal e as mudanças que pode trazer em seu comportamento e para seu organismo antes de decidir fazê-lo em seu animal.

Benefícios

A cirurgia de castração nas fêmeas extrai ovários, tubas uterinas e útero e, nos machos, os testículos.

A técnica acaba trazendo benefícios à saúde e algumas mudanças de comportamento nos animais. Nas cadelas reduz o risco de doenças genitais, como infecções uterinas e câncer de mama, e elimina a possibilidade de gravidez psicológica. Além disso, no período do cio, não há mais sangramento. Nos machos, o ato de urinar em rodas, portões e afins também é reduzido.

Nos cachorros e gatos, elimina o risco de câncer de próstata e de testículos e diminui a possibilidade de fugas e brigas, já que é um instituto natural do animal procurar fêmeas e marcar território.

Veja também

Projeto cria oito Unidades de Pronto Atendimento Veterinário em Mogi das Cruzes USP lança campanha contra abandono de animais Convivência é o principal conceito da nova campanha Prefeitura de Jundiaí castra e microchipa 300 animais em mutirão Além do microchip, é necessário efetuar cadastro em banco de dados Japão tem asilo para Cães-guias aposentados Ato sugere um agradecimento em retribuição aos benefícios que esses animais proporcionam aos deficientes visuais

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por