MULTICOMBUSTÍVEL

Onda verde chega as motos de média cilindrada

Montadoras oferecem versões mais potentes que funcionam com gasosa e etanol

Johnny Inselsperger
31/03/2013 às 07:00.
Atualizado em 25/04/2022 às 22:19
Yamaha criou a primeira moto do mundo bicombustível de média cilindrada (Osvaldo Furiatto Jr/AAN)

Yamaha criou a primeira moto do mundo bicombustível de média cilindrada (Osvaldo Furiatto Jr/AAN)

Antes da chegada ao mercado das motos que rodam com gasolina, etanol ou os dois juntos, muitos motoboys faziam a conhecida “gambiarra”, trocando o giclê do carburador e  abastecendo com etanol.

O maior problema ficava por conta da corrosão mais rápida das peças do motor e muitos  engasgos em baixas rotações, coisa difícil de ocorrer com motoboys que estão sempre com

o cabo do acelerador esticado.

As primeiras motocicletas flex do mundo foram a NXR 150 Bros e a Honda CG 150 Titan Mix, lançadas em 2009.

De lá pra cá, as opções cresceram e agora estão chegando até as motos de média cilindrada, entre 250cc e 300cc.

Além dos dois modelos, em 2011 a Honda também passou a oferecer os modelos CG 150 Fan e a Biz 125 bicombustíveis.

Yamaha na disputa

A Yamaha entrou na disputa de olho na fatia de mercado ainda não explorada e no final de 2012

lançou a Fazer 250 Blueflex, mas continua oferecendo a versão movida a gasolina.

A versão bicombustível tem motor de um cilindro com 249cm³, que desenvolve 21 cv a 8.000 rpm.

Segundo a fabricante, o consumo do etanol é cerca de 30% superior ao da gasolina.

Aposta total no bicombustível

A Honda respondeu e começam a chegar às concessionárias as primeiras unidades da CB300R (amarela) e XRE300 (prata) bicombustível.

A Honda encerrou a oferta dos modelos movidos apenas à gasolina. Utilizando injeção eletrônica, o motor de um cilindro de 291 cm³ desenvolve potência de 26,5 cavalos a 7.500

rpm com gasolina e pula para 26,7 cv com os mesmos 7.500 rpm utilizando etanol.

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