SOROCABA

Onça-pintada passa bem após tratamento dentário

Animal foi preparado para receber futuramente duas próteses metálicas em sua boca

Da redação
07/06/2013 às 22:48.
Atualizado em 25/04/2022 às 12:49

Vagalume, um exemplar macho de onça-pintada do Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros", passou nesta sexta-feira (7) por um tratamento dentário no Setor de Veterinária do Zoo.

A equipe, formada por quatro anestesistas da Universidade Anhembi Morumbi, três dentistas da Universidade de São Paulo (USP), quatro veterinários e um biólogo do Zoológico, realizaram o preparo dos dentes e moldagem de toda a boca da onça-pintada para receber futuramente duas próteses metálicas.

"A ideia foi de devolver o formato e a função dos dentes da onça, que os anos de cativeiro cobrou dele", explicou o médico veterinário Rodrigo Teixeira, chefe de Seção de Biologia e Veterinária da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

De acordo com ele, há alguns anos o animal, que tem 16 anos, apresentou problema nos quatro dentes caninos, quando então passou por tratamento de canal realizado pela equipe do Laboratório de Odontologia Comparada da USP (LOC/USP) e os médicos veterinários do Zoo.

Essa moldagem vai gerar um modelo em gesso, sobre o qual o protético irá confeccionar as próteses metálicas, que serão cimentadas nos dentes em um procedimento posterior, provavelmente em julho. "Com isso vamos promover uma maior facilidade de alimentação, resultando em um excelente bem-estar ao animal", explica Teixeira.

No local, estudantes universitários e estagiários também acompanharam todo o tratamento dentário. "Além do bem-estar do animal, essa é uma grande oportunidade de aprendizagem para esses universitários", completou Rodrigo Teixeira.

Vagalume se recupera bem da anestesia e do tratamento dentário. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por