Lixo estava armazenado na Central de Resíduos da Secretaria do Meio Ambiente
Equipamentos eletrônicos foram levados para empresa de Suzano (Divulgação)
O primeiro lote com 8,4 toneladas de lixo eletroeletrônico, que estavam armazenadas na Central de Resíduos da Secretaria Municipal de defesa do Meio Ambiente (Sedema), de Piracicaba, foi enviado a uma empresa, na cidade de Suzano, na região Metropolitana de São Paulo, para ser
reciclado. Com esse material também foram encaminhadas duas toneladas de pilhas e baterias.
Entre os produtos eletrônicos estavam computadores, televisores e brinquedos. De acordo com a Sedema, na sociedade contemporânea, o consumo elevado, o ritmo acelerado da inovação faz com que os equipamentos eletrônicos se transformem em sucata tecnológica em pouco tempo.
“Os custos elevados para o descarte adequado ou para a desmontagem com fins de reciclagem criaram muitos problemas para soluções definitivas para este problema. Os eletroeletrônicos possuem grandes quantidades de metais pesados, que, destinados de forma incorreta, podem acarretar diversos e graves problemas ao meio ambiente”.
Ainda de acordo com a secretaria, existe uma complexidade na coleta e destinação destes resíduos, pela variedade de produtos, que vai desde um pequeno celular a uma grande geladeira. Entre estes estão os computadores, televisores, brinquedos eletrônicos, secadores de cabelo, fogões, geladeiras, máquinas de lavar.