Ligação ao distrito vai ganhar seis alças de acesso, desviando trânsito para quem vai a Paulínia
Alça de acesso ao distrito para quem vem pela D. Pedro I está sendo construída: área de fazenda foi desapropriada (Érica Dezonne/AAN)
O trevo de Barão Geraldo será completamente reformulado e ganhará seis alças de acesso para ordenar os veículos que chegam ao distrito e os que seguem pela rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332) em direção a Paulínia, vindos tanto da Rodovia D. Pedro I, quanto do Tapetão. Hoje, os fluxos são entrelaçados, provocando conflito, causando lentidão e aumentando o risco de acidentes. De acordo com a concessionária Rota das Bandeiras, que administra a rodovia, cerca de 35 mil veículos por dia seguem pelo Tapetão no sentido Barão Geraldo/Paulínia. Já da Rodovia D. Pedro I sentido Barão Geraldo/Paulínia são mais 38 mil veículos por dia. O plano de reformulação, apresentado com exclusividade ao Correio pela concessionária, prevê quatro alças de acesso para cada direção, entrando e saindo de Barão Geraldo. “Quem vai a Barão Geraldo pela Rodovia D. Pedro I terá um acesso e quem vem a Barão pelo Tapetão terá outro. E eles não se encontrarão. O mesmo acontece com quem segue pela SP-332, em direção a Paulínia, tanto vindo pelo Tapetão quanto pela rodovia D. Pedro I”, afirmou o engenheiro responsável pela obra, Abner Toledo. Para isso, a concessionária teve que desapropriar alguns trechos de uma fazenda localizada às margens da Rodovia D. Pedro I e irá manter o viaduto existente no local e construir uma passagem inferior — construção de concreto que faz com que os veículos passem por baixo da pista, como a existente junto ao supermercado Carrefour. Distrito O motorista que vier pela rodovia vai acessar Barão Geraldo passando por uma alça lateral que segue direto para a entrada do distrito. Quem segue em direção a Paulínia passará sob o Tapetão, em uma passagem inferior que será construída, eliminando a necessidade de entrelaçamento dos veículos que fazem caminhos diferentes. Para quem seguir pelo Tapetão para Paulínia não haverá mudança. Já quem sair de Barão em direção a Paulínia terá uma entrada à direita do viaduto e não mais à esquerda, o que hoje causa certa confusão entre os motoristas. Para sair de Barão em direção à Rodovia D. Pedro I, o motorista seguirá pelo viaduto que hoje já existe, mas ao seu final fará a escolha se quer acessar o Tapetão ou a rodovia com sentido à Via Anhanguera. Esta escolha se dá, também, antes do entrelaçamento dos dois fluxos no trecho do Tapetão. Quem segue de Paulínia para a D. Pedro I sentido Anhanguera também pegará uma alça exclusiva para o caminho. Cada alça terá uma ou duas faixas, de acordo com o fluxo de veículos em cada direção. A engenheira de projetos da concessionária, Fernanda Gadler, afirmou que a intervenção trará reflexos na Rodovia Dom Pedro. “O fluxo será ordenado e haverá menos lentidão na rodovia também”, disse. As obras para a remodelação do trevo já começaram e devem durar cerca de 18 meses. “A previsão de entrega é para o segundo semestre de 2014”, informa a engenheira. Além dessa mudança, a Rota das Bandeiras fará alterações em outros cinco trevos ao longo da Rodovia D. Pedro I. “Serão feitas intervenções nos trevos do Carrefour, do Galleria, Wall Mart, acesso para Mogi Mirim e Amarais”, completou o engenheiro Toledo. Antes de construir as novas alças, a concessionária está fazendo intervenções na entrada de Barão Geraldo para readequar o espaço. As duas vias de acesso ao distrito estão sendo alargadas e passarão de 2,8 metros para 3,5 metros de largura cada uma. Devido a esse trabalho, o trânsito deve ser parcialmente interditado na amanhã e depois. Conflitos Além de eliminar os conflitos existentes no trevo de Barão Geraldo, as obras que estão sendo feitas pela concessionária têm como finalidade preparar o local para receber um tráfego de veículos mais intenso nos próximos anos. “Fizemos o cálculo de estimativa de trânsito para 2020, considerando um aumento anual de 2,5% no fluxo de veículos. A obra tem que pensar o futuro para dar vazão à quantidade de veículos”, afirmou a engenheira Fernanda Gadler. As intervenções feitas nos trevos integram o plano de expansão das marginais da rodovia D. Pedro I, que começou a ser implantado no final de 2011 e segue pelos próximos anos. No trecho que vai entre os Kms 129 e 145 serão construídas marginais nos dois sentidos. “A intenção é que quem quer usar a rodovia para ir de um bairro a outro use as marginais, aliviando o fluxo para quem precisa cruzar a cidade”, disse Fernanda.Ao todo, a Rota das Bandeiras irá construir 32,6 km de novas marginais no trecho, aumentando a quantidade de faixas e capacidade de volume de tráfego no trecho a Leroy Merlin e o entroncamento com a Rodovia Anhanguera.