PIRACICABA

Obra que vitimou trabalhadores é embargada

Pilar de ponte desababa; cinco caem no rio e seis ficam feridos; dois continuam desaparecidos

Eliane Santos
eliane@rac.com.br
01/07/2013 às 15:41.
Atualizado em 25/04/2022 às 10:06

O Corpo de Bombeiros localizou 3 dos 5 corpos desaparecidos no Rio Piracicaba, após a queda de um pilar de sustentação de uma obra na ponte do anel viário no km 147 da rodovia SP-308, conhecida como Rodovia do Açúcar (Comendador Mário Dedini), que liga Piracicaba a Limeira, na manhã de segunda-feira (1º), no entroncamento com a rodovia Laércio Corte.  Outras seis pessoas foram socorridas e encaminhadas a hospitais da cidade. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) embargou a obra no final desta tarde. As  buscas foram retomadas nesta terça-feira (2).

Em nota oficial, a Concessionária Rodovias do Tietê, responsável pela obra, lamenta o ocorrido: "A concessionária Rodovias do Tietê lamenta o acidente ocorrido nesta manhã nas obras de construção da ponte sobre o Rio Piracicaba. A empresa considera a ocorrência uma fatalidade e vai aguardar os laudos da Polícia Civil e do Ministério do Trabalho sobre a causa do acidente. A concessionária afirma que não medirá esforços para colaborar com a apuração dos fatos", cita a nota.

Há a suspeita inicial de erro de engenharia. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, cinco funcionários caíram no rio, e seis receberam atendimento, sendo que dois foram resgatados pelo helicóptero Águia — eles ficaram pendurados em um guindaste pelo cinto de segurança. Este não foi o primeiro acidente envolvendo a obra do anel viário, de responsabilidade da Concessionária Rodovias do Tietê e realizada pela construtora Tardelli, que até o final da tarde desta segunda-feira ainda não tinha se manifestado sobre o assunto. 

Entre os feridos, dois foram socorridos ao Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba, sendo um de 50 anos (Valdomiro Santos de Oliveira, que já teve alta) e outro de 30 anos (Valdo Luiz Cecílio, que ainda está internado, com escoriações no peito e na face). Um terceiro funcionário (César Augusto Oliveira Silva, 24) foi levado ao Centro de Ortopedia e Traumatologia de Piracicaba com dores nos joelhos, tornozelos e calcanhares. Apesar de não haver fraturas, a perna esquerda dele foi imobilizada. Outro foi para a Unimed local e outros dois foram levados para a Unidade de Pronto Atendimento 4 (UPA).

O guindaste que ficava em cima do pilar também caiu dentro do rio, com dois funcionários da construtora que ficaram pendurados pelo cinto de segurança.

Resgate

O resgate dos corpos está sendo feito pelo Corpo de Bombeiros de Piracicaba e o mau tempo e a localização de difícil acesso prejudicam os trabalhos. As buscas dentro do rio foram encerradas no final da tarde e foram retomadas nesta terça-feira (2). Os corpos localizados foram amarrados, mas não foram retirados da água devido aos escombros da obra. Equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e do helicóptero Águia e a Polícia Científica trabalharam no local durante todo o dia.

O helicóptero Águia de Campinas resgatou dois funcionários que estavam presos pelo cinto de segurança e pendurados no guindaste.

Parte da estrutura da viga da ponte desabou e, provavelmente, os cinco funcionários que acabaram submersos não conseguiram se soltar do cinto de segurança usado por eles durante o trabalho. 

Inquérito

De acordo com informações do Ministério Público do Trabalho (MPT), em setembro de 2012 foi aberto inquérito contra a construtora responsável pela obra, que chegou a ser embargada devido ao risco de soterramento e uso impróprio de andaimes, na ocasião. Segundo a assessoria de imprensa do MPT, a empresa apresentou as soluções aos problemas apontados e a obra foi desembargada.

Em abril deste ano, um fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apontou novos problemas de segurança, mas não houve interdição da construção do anel viário.

No acidente de segunda-feira, um fiscal do MTE e também do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Piracicaba estão no local acompanhando o caso para emissão de um laudo que será anexado ao inquérito.

Nota oficial do MPT

Em nota oficial, o Ministério Público do Trabalho de Campinas cita possível erro de análise de solo. "A viga que sustentava a ponte, que ruiu (num total de 1,2 mil tonelada), era praticamente impossível de cair, a não ser que houvesse uma movimentação no solo, que a trouxe abaixo", diz.

Confira a íntegra:

"O MPT possui inquérito contra a construtora responsável pela obra, a Construtora Tardelli, desde setembro do ano passado. Já houve dois embargos na obra do anel viário (um em setembro, outro em abril) por irregularidades trabalhistas, relacionadas a risco de soterramento e trabalho em altura. Hoje sé fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), ambos de Piracicaba, estiveram no local e fizeram uma análise preliminar das causas do acidente. As informações passadas ao MPT, até então, foram as seguintes: trata-se de um erro de análise de solo. A viga que sustentava a ponte, que ruiu (num total de 1,2 mil tonelada), era praticamente impossível de cair, a não ser que houvesse uma movimentação no solo, que a trouxe abaixo. Ela foi construída embaixo do rio. Os corpos dos três trabalhadores estão embaixo dessa estrutura, embaixo d'água. Foi contratada uma empresa especializada de Santos para retirá-los de lá. Será necessário o trabalho de mergulhadores, que vão serrar a estrutura de concreto. Os relatórios serão remetidos ao MPT, que vai analisar a responsabilidade da empresa. Outros órgãos devem ser envolvidos na investigação, como a Polícia Civil." 

Dados da obra

De acordo com a nota oficial divulgada pela Concessionária, a ponte faz parte da construção do Contorno de Piracicaba, obra prevista no contrato de concessão da Rodovias do Tietê. A ponte sobre o Rio Piracicaba terá 242 metros de extensão, foi projetada com pista dupla e 12 metros de largura.

A Rodovias do Tietê iniciou a construção do Contorno de Piracicaba em 2011 e prevê sua conclusão no final de 2013. Até o final das obras serão investidos R$ 79 milhões. O Contorno de Piracicaba terá nove quilômetros de extensão, sete viadutos, uma ponte sobre o Rio Piracicaba, uma galeria na estrada do Monte Alegre e dois grandes dispositivos de acesso e retorno. O tráfego estimado é de 12 mil veículos por dia. A obra do contorno é realizada por empreiteiras contratadas, entre elas a construtora Tardelli, responsável pela construção da ponte sobre o Rio Piracicaba.

O contorno é a continuidade da SP 308 (Rodovia do Açúcar – Salto a Piracicaba) no Km 162, no entroncamento da SP 304 (Rodovia Luís de Queiróz) até a SP 127 (Rodovia Cornélio Pires – Piracicaba a Rio Claro), passando pela SP 147 (Rodovia Deputado Laércio Cortes – Piracicaba a Limeira), ainda de acordo com a nota.

Com informações de Raquel Valli e Moara Semeghini

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por