Carros em alta velocidade serão separados dos que pegam acesso aos bairros da região
Funcionários trabalham na escavação de passagem que dará acesso a bairros na altura do Km 134 da Rodovia D. Pedro, no trevo de Campinas ( Gustavo Tilio/Especial para a AAN)
As obras na intersecção das rodovias D. Pedro I (SP-65) e Governador Dr. Adhemar Pereira de Barros (SP-340), em Campinas, para separar os veículos que seguem em alta velocidade na rodovia daqueles que pegarão o acesso aos bairros da região começaram esta semana. De acordo com a Rota das Bandeiras, concessionária responsável pelas rodovias que formam o Corredor D. Pedro, com a intervenção, que deve ser concluída até o final deste ano, uma passagem inferior será construída no local para evitar acidentes. A nova alça, que separa o tráfego dos veículos que desejam acessar a SP-340 daqueles que querem se dirigir ao hipermercado existente no local, terá 350 metros de extensão. O investimento total será de R$ 3,6 milhões. Nesta primeira etapa do trabalho, está sendo feito o trabalho de escavação e fundação da passagem. Por enquanto, não há alterações no tráfego de veículos e os motoristas serão avisados antecipadamente quando qualquer mudança for necessária. A obra na intersecção da Adhemar Pereira de Barros, no Km 134 da Rodovia D. Pedro, é apenas mais uma das intervenções que ocorrem no trecho de Campinas da SP-65, uma vez que os trabalhos de construção e adaptação das marginais da estrada tiveram início no ano passado. Os trechos entre os Km 134 e Km 139 — trevo de Barão Geraldo — têm prazo de entrega até o final do ano. No total, serão cerca de 32 quilômetros de marginais, que vão da entrada no trecho urbano de Campinas (Km 129) até o acesso à Anhanguera, no Km 145. Na última sexta-feira (2), também em Campinas, a concessionária iniciou a obra de recuperação do viaduto localizado no entroncamento das rodovias D. Pedro I (SP-65) e Professor Zeferino Vaz (SP-332), para quem trafega pelo Tapetão, sentido Barão Geraldo. As atividades seguem até o próximo dia 16, sempre fora dos horários de pico, entre 9h e 16h. Por causa das atividades, há interdição de uma das faixas de maneira alternada. Além da sinalização de obra, há faixas no local para orientação dos motoristas, minimizando o risco de acidentes. No viaduto, são feitos reparos no concreto e tratamentos estético e de fissuras. O tratamento estético inclui a lavagem da estrutura com jatos de água de alta pressão e, na sequência, sua pintura. Os trabalhos no viaduto fazem parte do pacote de recuperação de 180 pontes, viadutos e passarelas que a Rota das Bandeiras executa ao longo de 2013, com um investimento total de R$ 30 milhões. Após o término das obras no sentido Barão Geraldo, a concessionária dará início à recuperação da mesma estrutura na pista sentido Campinas.