Hoje, a cidade de Vinhedo conta com 12 famílias que se dedicam a produção de vinho artesanal, são elas: Amatto, Azzolin, Baccetti, Biancalana, Campovilla, Della Bruna, Ferragut, Ferron, Gomes, Ifanger, Soldera e Von Zuben.
Uma das maiores conquistas da AVIVI - Associação dos Vitivinicultores de Vinhedo – foi o resultado de um trabalho realizado em parceria com a Prefeitura de Vinhedo para o plantio de uvas do tipo Merlot, que deu certo na cidade. A primeira safra deste vinho foi plantada na área de propriedade do “Zé da Pinta”, e logo após foi vendido na festa da Uva e do Vinho da cidade.
“Foi o resultado de um trabalho bem planejado, já que são poucas as cidades paulistas que produzem esse tipo de uva e vinho”, afirma o Prefeito de Vinhedo, Milton Serafim.
Foi na administração de Milton Serafim, em 2010, que a Prefeitura fez a parceria com a AVIVI – Associação dos Vitivinicultores de Vinhedo – e repassou R$50 mil para os produtores adotarem projetos de cobertura nos vinhedos e plantarem novas variedades de uvas finas destinadas à produção de vinho fino, no caso a uva tipo Merlot, que agora gera vinho do mesmo tipo.
“Os recursos do acordo foram aplicados dentro de critérios rigorosos visando a nossa viticultura, tanto nos estudos que aprimoram o manejo nas plantações de uva, quanto nas suas variedades, que melhor representam a nossa cidade e a nossa região”, afirma Adilson Amatto, diretor da AVIVI.
Os produtores também fizeram a sua parte e mantiveram a parceria com o IAC – Instituto Agronômico de Campinas – para o monitoramento das condições microclimáticas dentro e fora da cobertura da uva Merlot, visando a melhoria na qualidade da matéria-prima a ser colhida na época do inverno e convencional, destinada à produção de vinhos finos de qualidade.
“Nosso projeto é mais do que vender um produto, é o de divulgar uma tradição, o nome de uma cidade, o nome das famílias, o conceito de uma filosofia de trabalho e acima de tudo, a confiança e a credibilidade em um produto honesto, feito por pessoas honestas.”, afirma Amatto.