Para quem já teve algum contato com gatos é fácil já ter ouvido ele emitir um som que parece de um motor. Para isso se dá o nome de ronronar.
Alguns chegam a ficar assustados com o ronronar do gato, chegando a pensar que o felino está com algum problema de saúde relacionado as vias respiratórias.
Mas não há com o que se preocupar.
Esse som é normal e expressa o sentimento do gato, como por exemplo, o de felicidade e prazer em estar com o dono ou de receber algum carinho.
Há outros casos, porém, que o gato ronrona quando está sentindo algum tipo de dor como o trabalho de parto, por exemplo.
De onde vem o ronrom?
Existem muitas teorias acerca do som que o gato emite e a anatomia que permite o ronronar.
Alguns estudiosos sugerem que o ronronado acontece com a ativação dos nervos dentro da caixa de voz que fazem as cordas vocais vibrarem enquanto o diafragma “alimenta” com ar.
Foto: Divulgação. Gato e crianças Outra teoria é que o ronronar do gato é um sinal do sistema nervoso que o felino emite de forma voluntária.
Já outra pesquisa revela que o ronronado está relacionado com a liberação de endorfina no cérebro, ou seja, quando o gato está feliz, com medo ou com dor, o cérebro envia um sinal e o ronrom “aparece”.
O fato é que o ronrom dos gatos é algo quase terapêutico para os donos.
A sensação que o som traz ao afagar um felino é satisfatório para o bicho e também para quem o faz.
Para Graziela Ferro, dona de dois gatos - sendo um macho e uma fêmea - a sensação de ouvir o ronrom dos seus felinos é algo que não tem explicação. "É uma sensação incrível ouvir o ronrom dos meus gatos. Isso mostra que eles me amam. Eles são como se fossem filhos para mim e o ronrom é a reciprocidade desse sentimento", explica.
Você sabia?
Felinos que ronronam não conseguem rugir, e vice-versa.
Ronronar de gato doméstico
Ronronar de um felino selvagem
Leia também: