Escuta essa

O quintal do Escuta o Cheiro, em Sousas, reabre neste domingo (19)

O projeto oferece um espaço cultural diferente onde as apresentações artísticas são combinadas com bar e petiscos

17/09/2021 às 10:04.
Atualizado em 24/03/2022 às 23:19
Quarteto de Cordas Vocais apresenta repertório de música brasileira com roupagem particular (Divulgação)

Quarteto de Cordas Vocais apresenta repertório de música brasileira com roupagem particular (Divulgação)

Um grande quintal, de dois mil metros quadrados, chão de terra batida, um teto formado por copas de árvores frutíferas e frondosas. É nesse ambiente alternativo e acolhedor que acontecem rodas de samba e forró em dois domingos do mês, desde 2008, no distrito de Sousas. O projeto Escuta o Cheiro é um espaço cultural diferente onde as apresentações artísticas são combinadas com bar e petiscos. A pandemia manteve o local fechado, mas o samba retorna neste domingo, dia 19 das 12h às 18h, ao ar livre, com muitos cuidados e o som do Quarteto de Cordas Vocais (QCV). O local tem capacidade para 1.200 pessoas, mas somente 300 poderão entrar e o uso de máscaras será obrigatório.

O projeto mensal foi criado para reunir amigos e amantes da boa música, em um ambiente descontraído e diferente. Sob o comando atual de Márcio Belardini e Mariana Vasconcelos, o projeto resgatou o formato das rodas de samba de fundo de quintal e recebe convidados especiais sempre no primeiro (forró) e terceiro (samba) domingo do mês. O QCV, grupo que faz aniversário no mesmo mês de outubro que o projeto, se apresentará com a formação de Alê Dias (voz e percussão), Edinho Silva (voz e cavaquinho), Adriano Dias (voz e violão de 7 cordas), Déo Piti (voz e pandeiro), além dos convidados Tatiana Ubinha (percussões) e Mestre Edisinho (surdo e voz).

Adriano Dias, do QCV, foi o primeiro convidado e homenageado do Escuta o Cheiro, logo na estreia do projeto. O local, bem diferenciado, já ganhou até o samba Escuta o Cheiro, de Edinho Silva e Thiago Sp, gravado por Bruna Volpi. E por sua característica cultural, em 2018 o projeto foi homenageado com o diploma Noel Rosa, uma homenagem da Câmara Municipal de Campinas criada para valorizar sambistas, grupos de samba, agremiações e casas de espetáculo que se destacam na difusão e fortalecimento do samba na cidade.

Roupagem particular

Fundado em 1995, o Quarteto de Cordas Vocais dá uma roupagem particular a tudo que interpreta. Arranjos vocais e instrumentais são executados pelo grupo formado por cantores, multi-instrumentistas e compositores. A partir de outubro de 2000, o grupo iniciou em Campinas um projeto de valorização do samba, promovendo rodas de samba em centros culturais, teatros, bares e espaços populares. Em 2007 participou da comemoração da homologação e reconhecimento do Samba como Patrimônio Cultural no Rio de Janeiro. Em 2010, se apresentou em Genebra a convite da Organização das Nações Unidas. Este ano o QCV completa 26 anos de trabalho, com mais de 4000 apresentações pelo Brasil e Europa, com várias formações do grupo.

O primeiro CD do Quarteto, Pra Cantar a Batucada, foi lançado no projeto Escuta o Cheiro e indicado ao 26° Prêmio de Música Brasileira de 2015. O som feito pelo quarteto de Campinas tem estilo próprio com arranjos vocais e instrumentais em releitura de sambistas tradicionais e extensa pesquisa de repertório. O grupo já acompanhou bambas como Guilherme de Brito, Walter Alfaiate, Monarco, Nelson Sargento, Noite Ilustrada, Nei Lopes, Moacir Luz e Wilson das Neves em vários shows. Seu estilo teve a influência deles e de outros como Hermeto Pascoal, Ná Ozzeti, Maurício Pereira, Niltinho Tristeza, Noca da Portela, Jards Macalé, Marcos Sacramento, Zé Renato, Wilson Moreira, Darcy da Mangueira, Dona Inah e Áurea da Portela.

Um quintal saboroso

Debaixo do abacateiro tem pneus pendurados em cordas para as crianças se divertirem. Por conta da jaboticabeira, macadâmia, carambola e outras árvores frutíferas, sempre tem pequenos saguis e outros bichinhos passeado por lá. Mariana Vasconcelos conta que o Escuta o Cheiro completa 13 anos em outubro e pretende - se a variante Delta permitir - programar uma festa com sambistas convidados. Para a apresentação deste domingo a comida ficará por conta da chef Manuella Delatorre, incluindo opção para os veganos.

Quem quiser chegar, tem logo de cara o recado dos donos: "Amigos são bem-vindos, amigos dos amigos e amigos dos amigos dos amigos também. Respeite a casa alheia e não crie confusão. Não cobice o parceiro do outro. É feio. O espaço para as crianças se balançarem no pneu é importante, o samba também tem diversão para elas. Não beba até cair e se beber não dirija. A gente te chama um táxi. Não jogue bituca no jardim. Permita-se abraço e beijo de amor e de amigo, com todo respeito. Sem-vergonhice não! Cante, dance e divirta-se sem moderação! Estamos combinados?"

Escuta o Cheiro

Local: Rua dos Expedicionários, 544, Sousas

Telefone: (19) 98810-0800

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por