Igrejas e museus são as principais atrações do município onde moderno e antigo convivem harmonicamente.
A inusitada rua onde as casas são tortas (Karina Fusco/AAN)
A apenas 13km de Tiradentes fica a mais desenvolvida das cidades históricas mineiras: São João Del Rei. Igrejas e museus são as principais atrações do município onde moderno e antigo convivem harmonicamente. A igreja de São Francisco de Assis, de 1774, é considerada uma das mais ricas em arte barroca do País, por isso está entre as mais visitadas. Nela foi velado o ex-presidente Tancredo Neves, cuja sepultura se encontra no cemitério anexo, aos fundos.
As obras de Aleijadinho são alguns de seus destaques. A fachada de pedra-sabão é atribuída a ele. Na frente da igreja ficam palmeiras imperiais que fazem dali o mais famoso cartão postal da cidade. “Foram plantadas por Dom Pedro II em 1871”, conta o guia Márcio Honório, da Agência de Turismo Estrada Real.
No Centro Histórico valem a visita a Catedral Nossa Senhora do Pilar, de 1721, e a Igreja Nossa Senhora do Carmo, de 1732, que é conhecida como Véu de Noiva, por ter o seu interior todo branco e repleto de detalhes em ouro.
Também vale caminhar pelas ruas do Centro Histórico e apreciar o Solar dos Neves, casarão onde viveu Tancredo Neves, e que ainda pertence à família, e a rua das casas tortas, que oficialmente tem o nome de Rua Santo Antônio. Ela é uma das mais antigas e repleta da casas com as fachadas tortas.
Para finalizar o passeio, uma boa pedida é conhecer as fábricas e lojas que vendem peças de estanho — o município é considerado o maior produtor de peças artesanais neste metal.
Entre os produtos mais comuns estão canecas, jogos de chás e cálices. Fábricas e lojas de imagens barrocas também estão espalhadas por toda a cidade. Ao final, é muito provável voltar para casa com algumas sacolas nas mãos.